Professora da UFPI lança livro sobre formação continuada na educação infantil durante o SaLiPi 2023

WhatsApp_Image_2023-08-14_at_17.47.12.jpegProf. Maria de Jesus Assunção, docente da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/CPCE/UFPI)

Durante a programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), na tarde desta segunda-feira (14/8), a programação da Estação Letras e Expressões contou com lançamento da Prof. Maria de Jesus Assunção. Sua participação teve como tema, "Formação continuada de professores da educação infantil e suas relações com a reelaboração da prática docente", a obra é fruto da tese de doutorado da professora. 

WhatsApp_Image_2023-08-14_at_17.55.38.jpegLançamento ocorreu na  programação da Estação Letras e Expressões

Na oportunidade, a docente ressaltou a importância da discussão em torno da formação continuada abordada no livro. "Eu já trabalhava com educação infantil, agora com o livro a ideia é contribuir com o repensar do professor acerca da sua prática docente. Neste trabalho, buscamos retratar a realidade da educação infantil, incluindo o percurso histórico, em seguida discutimos a formação continuada”, explicou. 

Para a autora do livro, a leitura desse material é direcionado para todos aqueles que têm o intuito de trabalhar com educação.  “Esse livro é indicado não apenas para os professores de educação infantil, mas para todos os docentes que já atuam e aqueles que desejam ingressar nessa carreira. É importante que possamos ter profissionais que tenham compromisso e dedicação, pensando no presente e no futuro das crianças”, destacou.

WhatsApp_Image_2023-08-14_at_17.55.55.jpegLivro busca discutir a formação continuada na educação infantil 

As experiências da professora na educação infantil serviram como ideia para a sua tese de Doutorado em Educação pela UFPI, sob orientação da Prof. Antônia Edna. No trabalho, ela buscou debater a formação continuada de docentes, a partir das vivências que tinha na escola em que trabalhava. O livro foi finalizado em dezembro de 2022. A professora atua no curso de Licenciatura em Educação do Campo, no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus.