Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI
O 21° Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), que iniciou no dia 11 e segue até 20 de agosto, é uma realização da Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fundação Quixote e conta com uma programação rica em palestras, rodas de conversas e stands. Além disso, a UFPI também usufrui de diversos espaços abertos à visitação do público, como o Museu de Arqueologia e Paleontologia (MAP-UFPI).
Passeio ao Museu complementa quem visita o SaLiPi
Localizado no CCN II, o Museu complementa a programação do SaLiPi e serve de apoio educacional e científico para a comunidade. Com diversas peças que representam uma construção de conhecimento, como fósseis, cerâmicas, artefatos líticos e esqueletos humanos, o MAP apresenta guias que explicam a história de todos os materiais expostos.
Igor Linhares, coordenador de Arqueologia do MAP-UFPI
De acordo com Igor Linhares, coordenador de Arqueologia do MAP-UFPI, o SaLiPi é uma grande oportunidade para que a comunidade também conheça as peças exibidas. “Os livros trazem as letras e a imaginação, já o museu passa a ser a conversão dessas letras em realidade. Então aqui podemos visualizar tudo aquilo que vemos em livros de paleontologia e arqueologia”, afirmou o arqueólogo.
A estudante de Letras da UESPI, Rafaela, que veio ao SaLiPi e aproveitou para visitar o MAP, contou sobre sua expectativa ao conhecer o museu e do seu interesse em entender a diversidade dos povos e da tecnologia dos antepassados. “Saber disso é importante, pois as tecnologias foram e ainda são importantes para a evolução da humanidade e entender o comportamento e materiais que eles utilizavam é interessante", falou a estudante.
O aluno do primeiro período do curso de Arqueologia da UFPI, Arthur Farias, relata achar importante essa visitação ao Museu, tanto para alunos de fora como, principalmente, para membros da instituição para "expandir o conhecimento sobre vários temas" dentro do contexto da Arqueologia e Paleontologia. "Às vezes você vem ao museu com curiosidade sobre um tema e acaba tendo conhecimento de vários outros temas, tendo a oportunidade de expandir as informações", acrescentou Arthur.
O Museu de Arqueologia e Paleontologia fica aberto para visitação durante 08h-12h e de 14h-17h. Os guias do MAP-UFPI estão disponíveis para o público mediante agendamento de visita, que pode ser realizado através do site. (https://ufpi.br/map).
Confira mais fotos: