Bate-Papo Literário no lançamento do livro Ensino das políticas de saúde: diálogos para a defesa do Sistema Único de Saúde
Foi lançado pela Editora da UFPI (EDUFPI) neste domingo (13/8) o livro Ensino das políticas de saúde: diálogos para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), organizado pelo professor do Departamento de Bioquímica e Farmacologia, Osmar de Oliveira Cardoso e pela professora Tauaini Zampieri Cardoso. O lançamento foi realizado no Bate-Papo Literário, que acontece no SaLiPi 2023.
A obra traz uma coletânea dos trabalhos realizados por três anos na disciplina de Políticas em Sistemas de Saúde, do curso de Pós-Graduação de Saúde e Comunidade. Os 60 autores envolvidos no livro escolheram diversas abordagens para falar sobre o SUS, de acordo com as vivências profissionais com que possuíam mais afinidade, como comunidades indígenas, violência contra a mulher, saúde do homem, população negra, entre outros.
Professor Osmar de Oliveira Cardoso
O professor Osmar Cardoso explicou que o SUS está inacabado, pois as mudanças sociais proporcionam novos contextos e consequentemente a necessidade de novas Políticas Públicas para atender à população. “Precisamos trabalhar mais para o SUS e trabalhar para que ele seja realmente implementado”, destacou. Para ele, é preciso existir um foco na garantia do melhor acesso e do cuidado com as pessoas que precisam desse dispositivo.
Capa do livro propõe reflexão sobre os agentes que fazem o SUS
A capa do livro foi desenhada pelo professor Fábio Solon, docente do Departamento de Medicina Comunitária. A arte traz quatro figuras representando o gestor, o trabalhador da saúde, o usuário e um espelho, representando “você”, ou seja, todos que utilizam o SUS. Segundo o autor, essa relação busca destacar os atores que vão trabalhar no processo, de forma dinâmica e cooperativa.
O livr está disponível para venda na Livraria Universitária e no site Amazon. O volume 2 já está em construção, com previsão para ser lançado daqui 2 anos. A proposta é que as novas turmas revisem os trabalhos já realizados e proponham novas temáticas.