Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi 2023: Lançamento do livro “Cerimonial é…& Cerimonial não é” no Bate-Papo Literário

Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 07h52

DF3382CC-7502-463C-9AB7-DB2BFB293A70.jpeg

ex-cerimonialista da UFPI, Manoel Veras, durante lançamento de livro “Cerimonial é…& Cerimonial não é” no Bate-Papo Literário

O ex-cerimonialista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), servidor técnico-administrativo Manoel Veras, realizou o lançamento do livro “Cerimonial é…& Cerimonial não é” neste domingo (13/8) no Bate-Papo Literário, seção que faz parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi). A publicação sai sob o selo da Editora da UFPI. Na oportunidade, durante a exposição da obra, a mediação ficou a cargo do professor Luiz Romero.

Recém-aposentado, Manoel Veras atuou por um período de 27 anos como cerimonialista na Instituição, em mais quatro décadas como servidor da Universidade. Membro da Academia Brasileira de Cerimonial e Protocolo (ABCP) e da Academia Argentina de Ceremonial, em sua fala, ele destaca que o livro é direcionado para profissionais que atuam na área. “Cerimonial é coragem, uma vez que, em determinados momentos, você tem que encarar as autoridades que não entendem dos protocolos. Nós também somos liderança, segurança e flexibilidade, isto é, saber contornar melindres que são específicos de um evento. Então, o livro é voltado para pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com cerimonial”, afirmou.

SALIPI_1309-4.jpg

Livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI)

O prólogo da obra foi escrito por Gilda Fleury Meirelles, Diretora do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Comunicação, Capacitação Profissional e Empresarial (IBRADEP). “A pesquisa de Manoel Veras é abrangente e poucos trabalhos têm tantas informações e são tão leves como o seu. Com maestria e pragmatismo, ele prova que o assunto protocolo nos eventos é questão primordial para o sucesso do mesmo”, declarou no prólogo do livro.

Já a apresentação de “Cerimonial é…& Cerimonial não é” ficou com a Presidente da Academia Internacional de Ceremonial y Protocolo, Eliane Ubillús. “As palavras de Manoel Veras nos dão perfeito exemplo do que é trabalhar em cerimonial. Para os amantes dessa ciência cerimonialística, uma grande paixão”, disse no livro.

O livro está disponível na Livraria Monsenhor Melo e também pode ser acessado no formato e-book, no site da EDUFPI.