Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança livro sobre a questão fundiária no Piauí em 2° dia de SaLiPi

EDUFPI lança livro sobre a questão fundiária no Piauí em 2° dia de SaLiPi

Última atualização em Domingo, 13 de Agosto de 2023, 11h58

WhatsApp_Image_2023-08-13_at_11.19.12.jpeg

Lançamento do livro "Propriedade territorial no Estado do Piauí: Homenagem a Simplício Mendes" durante o Bate-Papo Literário desse sábado (12/8)

Ocorreu nesse sábado (12/8), no Bate-Papo literário do 21° SaLiPi, o lançamento do livro "Propriedade territorial no Estado do Piauí: Homenagem a Simplício Mendes", organizado pelo professor do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), Gabriel Furtado, e pelo Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas. A obra, que conta com a autoria de 11 autores, foi publicada pela Editora da UFPI (EDUFPI) e traz uma referência aos trabalhos de Simplício Mendes, importante político do Piauí, pioneiro das questões fundiárias no estado.

O livro é fruto dos trabalhos realizados por dois anos em um grupo de pesquisa do professor Gabriel Furtado, promovido em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí e o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI). Com a publicação, é possível formalizar os trabalhos desenvolvidos no âmbito acadêmico. “Ainda que pensemos globalmente, é preciso agirmos localmente. Essa é a função social da universidade, apontar soluções possíveis para a melhoria da vida das pessoas”, afirmou. O professor explicou que a coletânea é capaz de proporcionar segurança jurídica para a sociedade, pois ao entender a questão das terras, pode-se pensar em desenvolvimento e inclusão social.

Os artigos trazem a temática da questão fundiária sob diferentes olhares e, segundo os autores, são voltadas para o público em geral. O livro é gratuito e escolheu homenagear Simplício Mendes por conta dos trabalhos desenvolvidos por ele há mais de um século, dentro da regularização da posse de terras. Definido como um livro de linguagem atual, a regularização fundiária é abordada no viés urbano, das comunidades tradicionais, além da importância do registro de imóveis.

O prefácio da obra é assinado pelo professor Antônio Fonseca dos Santos Neto. Os demais artigos possuem autoria de: Danilo da Rocha Luz Araújo; Fagner José da Silva Santos; Henry Nicolas Oliveira da Silva de Araújo; Jéssica Mesquita Barros; Liliane Pereira de Amorim; Leslye Bombonatto Ursini; Livio Carvalho Bonfim; Rodrigo Xavier Pontes de Oliveira; Staini Alves Borges e Liliane Pereira de Amorim.