Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi 2023: Professores da UFPI lançam livro “Travessias Históricas” no Bate-Papo Literário

Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2023, 21h31

WhatsApp_Image_2023-08-12_at_21.21.35.jpeg

Professores organizadores e autores da obra durante o lançamento de "Travessias Históricas"

Os professores Cristiane Feitosa Pinheiro, do Curso de Letras do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Jalinson Rodrigues de Sousa do Departamento de Fundamentos da Educação, e Maria do Amparo Borges Ferro do Departamento de Fundamentos da Educação lançaram nesta sexta-feira (12) o livro “Travessias Históricas: Práticas educativas e memórias”. O lançamento aconteceu durante o Bate-Papo Literário que faz parte da programação da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi).

A obra é uma coletânea de relatórios de pesquisas realizados por pesquisadores vinculados ao Núcleo de Educação, História e Memória (NEHME) da Universidade Federal do Piauí. Cada pesquisador objetivou apresentar a situação atual de suas pesquisas na área da História da Educação e conseguiu montar um percurso de múltiplas travessias e olhares em torno da educação, nos mais variados recortes temporais e espaciais.

WhatsApp_Image_2023-08-12_at_20.34.25_copy.jpeg

Professora Maria do Amparo Borges Ferro

De acordo com a autora e organizadora da obra, professora Maria do Amparo, o livro corresponde a terceira publicação do grupo de pesquisa a partir dos resultados obtidos com os estudos realizados. “O objetivo essencial do livro é reconstituir a História da Educação no âmbito do Piauí e também do Brasil. Nesse sentido, os estudos apresentados ao longo dos capítulos servem de base para os cursos de formação de professores”, explicou.

Também organizadora e autora de um dos capítulos, a professora Cristiane Feitosa fala sobre as motivações que levaram a produção de “Travessias Históricas”. “Enquanto núcleo de pesquisa, a nossa movimentação diz respeito a produzir e publicar o conhecimento gerado. Cada pesquisador se debruça sobre um determinado objeto de estudo, ou seja, o que demonstra a variedade de temas ao olhar o sumário do livro, entretanto, todos nós mantemos um fio que nos une que é a educação sob uma perspectiva histórica”, declarou.

Segundo o professor Jalinson Rodrigues, na pesquisa sobre Educação são construídas identidades. “A coletânea reflete as identidades de pesquisa, como por exemplo pessoas que estudam instituições escolares, cultura escolar, educação dos negros, entre outros temas explorados”, afirmou.