Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SaLiPi: Zezé Motta abre 26° Seminário Língua Viva com diálogo sobre esperança e liberdade

Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2023, 18h49

60A8ED18 7B42 4C8D A244 3FDEAF22CBBD

Foi aberto na noite dessa sexta (11/8) o 26° Seminário Língua Viva, realizado no Cine Teatro da UFPI, com a presença marcante da artista Zezé Motta, e de Tina Ribeiro e Chitara Sousa, que fizeram parte do documentário A Carta de Esperança Garcia, que retrata a história de resistência e liberdade de Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Brasil e grande homenageada pela 21º SaLiPi.

Professor da UFPI, Solimar Oliveira - Foto: SCS UFPI

A mesa de conversa foi mediada pelo professor do Campus da UFPI de Floriano, e integrante do Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afrodescendência (Ifaradá/UFPI), Solimar Oliveira, que pontuou o marco histórico que a noite de abertura do SaLiPi se tornou pelo significado que carregará. “Uma noite que seguramente entra para a história do Salão do Livro do Piauí. Em nome do povo negro do passado e do presente, nós queremos agradecer ao SaLiPi pela homenagem à companheira, Doutora Esperança Garcia”, enfatizou.

Artista Zezé Motta - Foto: SCS UFPI

Zezé Motta, que deu vida a Esperança Garcia no documentário fala sobre a importância de discutir e visibilizar a história de uma mulher à frente do seu tempo.“É um privilégio participar desse documentário. Fiquei impressionada de Esperança Garcia não ser muito conhecida no Brasil e no mundo, dada à importância dela na história. Uma pessoa tão especial, importante, por ter sido escravizada e não ter se conformado com a situação e ter ido à luta [...] aprendeu a ler e escreveu essa carta memorável que entrou pra história. Uma carta curta e com tamanha importância”, afirmou.

20230811203541 IMG 8907

Tina Ribeiro - Foto: Jonathan Dourado/Assessoria SaLiPi

Tina Ribeiro, da comunidade quilombola Artur dos Passos, contou como o SALIPI aproxima a comunidade e a universidade.“Para mim, que venho de comunidade quilombola, cheguei aqui até um pouco gelada, mas quando entrei e vi que é a nossa história.Às vezes, a gente cria uma distância das universidades, mas quando a gente chega, vê que é a nossa cara e a nossa juventude. Então são várias Esperanças Garcia que estão aqui”, relatou.

20230811203619 IMG 8913

Chitara Sousa - Foto: Jonathan Dourado/Assessoria SaLiPi

Da Capoeira de Quilombo em São João do Piauí, Chitara Sousa, relembrou dos ensinamentos da saudosa professora do departamento de Direito da UFPI, Sueli Rodrigues, sobre a importância do ingresso ao ensino superior.

“A professora Sueli falava para a gente que estudar e ir para a universidade é conseguir o ingresso para que você possa entrar e sentar em qualquer cadeira que você quiser”, recordou.