Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com homenagem à Esperança Garcia, terceira década do SaLiPi é iniciada na UFPI

Com homenagem à Esperança Garcia, terceira década do SaLiPi é iniciada na UFPI

Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2023, 18h18

zezeaberturasalipi-2.jpg

Solenidade de abertura do SALIPI 2023

Ocorreu na noite desta sexta-feira (11/8) a solenidade de abertura do 21° Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) e do 26° Seminário Língua Viva, no Cine Teatro da UFPI. O evento é uma realização da Universidade e da Fundação Quixote e até o dia 20 de agosto deve receber cerca de 200 mil visitantes, nos 80 stands distribuídos pelo espaço Rosa dos Ventos. A abertura foi marcada por debates e apresentações musicais, contando com a participação do Reitor Gildásio Guedes; do Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, além do escritor piauiense e representante do Conselho Estadual de Cultura, Cineas Santos, um dos idealizadores e fundadores do Salipi.

11082023-IMG_0825.jpg

Reitor da UFPI Gildásio Guedes

A edição de 2023 do SaLiPi tem como tema “Com livros há esperança, e com Esperança, liberdade”, em homenagem à piauiense Esperança Garcia, considerada primeira advogada do Brasil. Essa é a décima realização do evento na Universidade, consolidando a parceria que credencia a UFPI como o espaço que mais vezes recebeu o Salão do Livro. Para o Reitor Gildásio Guedes, os pioneiros na realização desse evento foram corajosos e, por isso, a universidade precisa seguir esse exemplo, contando com o apoio dos parceiros envolvidos. “Estamos de portas abertas para lutar e apoiar por um SALIPI ainda melhor, pois ninguém faz nada de bom sozinho”, afirmou. O Reitor ressaltou ainda que o evento é uma vitrine para expor conhecimento produzido na instituição, trabalho publicizado pelas Gráficas e Editoras da UFPI.

zezeaberturasalipi-12.jpg

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote

A organização do evento estima que sejam movimentados mais de 1 milhão e meio de reais com a venda de livros e produtos agregados. Segundo Kássio Gomes, Presidente da Fundação Quixote, o SaLiPi é, entre as grandes feiras literárias do País, a única que oferece todas as atividades de forma gratuita.

Ele destacou também que a homenagem à Esperança Garcia marca a preocupação do evento em proporcionar ao público uma experiência ainda mais completa e democrática. “Esperança foi uma mulher protagonista de sua própria história, à frente de seu tempo. Celebrar sua luta também nos oportuniza falar de temas como a comunidade LGBTQIAPN+, indígenas, novos desdobramentos de maneira plural”, celebrou.

11082023-IMG_0802_copy_copy_copy.jpg

Professor Cineas Santos, representando o Conselho Estadual de Cultura

O homenageado da edição de 2022, professor e escritor piauiense Cineas Santos, aproveitou a ocasião para relembrar o início do evento, bem como a ousadia necessária para encampar a idealização. Enfatizou ainda que o SALIPI oferece uma experiência única, com edições realizadas também em cidades do interior do estado. “O SALIPI veio para ficar e já está entranhado no coração, na vontade e nas expectativas do povo paiuiense”, pontuou.

zezeaberturasalipi-14.jpg

Mesa de Honra da solenidade

Também compuseram a Mesa de Honra da solenidade: a Diretora Administrativa e Financeira do SALIPI, Edilva Lopes; a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí, Eliane Rodrigues de Moraes; a representante da Secretaria Estadual de Educação, Caroline Mendes; o Embaixador do SaLiPi, Salgado Maranhão; o Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PI,Francildo Monteiro da Silva; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PI), Larissa Reis, e o Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/PI), Diego Paes.

11082023-IMG_0928.jpg

Mesa de abertura: As Esperanças de hoje

Os músicos oeirenses Matheus e Jorge realizaram uma apresentação musical, com grandes clássicos da MPB. Após a solenidade de abertura, foi realizada a mesa de abertura “As Esperanças de hoje”, bate-papo com a participação de Tina Ribeiro, Chitara Sousa e Zezé Mota, e mediação do Professor da UFPI, Solimar Oliveira. A primeira noite de SALIPI contou ainda com show de Dimas Bezerra e banda.

Salipi 2023

A partir desse ano, o Salipi acontecerá no mês de agosto para comemorar o aniversário de Teresina.  Dos dias 11 a 20 de agosto, o público vai poder vivenciar espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Curso de Escrita Criativa, Estação Letras e Expressões, Palco Marcus Peixoto, Espaço de Alimentação e Feira de Livros. Serão mais de 80 estandes entre instituições e livreiros.

Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade", o 21º é uma celebração da literatura e da cultura brasileira. Este ano participam: Zezé Motta, Djamilla Ribeiro, João Moreira Salles, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan, Lira Neto, Paulo Roberto Pires, Kaká Werá, George Mendes, Gabriel Isaac, entre outros nomes da literatura brasileira.

Confira a programação completa do evento no site oficial.

Confira mais fotos do primeiro dia de SALIPI 2023:

zezeaberturasalipi-22.jpg

zezeaberturasalipi-29.jpg