Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos da UFPI realiza I Workshop da Paleontologia e III Mostra de Geociências

Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 14h38

IMG-20230809-WA0044_copy.jpg

Abertura do evento em polo de Simões (PI)

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), em Picos, promoveu a III Mostra de Geociências com apresentações de trabalhos dos alunos do curso de Ciências Biológicas.

Já no dia 9 de agosto, o auditório do polo de Simões da Universidade Aberta do Brasil (UAB) recebeu o I Workshop da Paleontologia de Simões e III Mostra de Geociências. O evento foi coordenado pelo professor Paulo Victor de Oliveira, responsável pelo Laboratório de Paleontologia de Picos, com o apoio da direção do Campus da UFPI em Picos, dos alunos do curso de Ciências Biológicas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Prefeitura de Simões bem como da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

IMG-20230809-WA0043_copy.jpg

Estudantes do Laboratório de Paleontologia de Picos

Conforme a organização, o evento teve por finalidade popularizar a ciência que estuda os fósseis; levar conhecimento acessível para aqueles que convivem com os fósseis, mas não sabem de sua importância.

Ainda durante o dia 9 de agosto, foi realizada mesa-redonda: “Patrimônio paleontológico como estratégia de desenvolvimento sustentável” com a professora Maria Somália Sales Viana, Geóloga e Paleontóloga (UVA, Sobral, Ceará), professor Paulo Victor de Oliveira, Biólogo e Paleontólogo (UFPI, Picos – PI) e o professor Thiago de Albuquerque Lima, Mestrando em Geologia (UFC, Fortaleza, Ceará).

IMG-20230809-WA0035_copy.jpg

Professor Paulo Victor com a equipe do polo UAB em Simões

O evento contou com o lançamento do livro “Patrimônio Paleontológico do Piauí: os fósseis como testemunhos do passado”; exposição de artigos sobre achados Paleontológicos de Simões; Oficinas Pedagógicas de desenho com a professora Olga Alcântara (URCA, Crato – CE) e confecção de réplicas fósseis com a professora Ana Emília Q. Figueiredo (UFPI, Floriano-PI) e o professor Daniel Fortier (UFPI, Floriano-P), na Escola São Benedito com alunos do 5º ano.

Por último, vale mencionar também que constou intervenção educativa de popularização da ciência como divulgação científica da Paleontologia na Escola CEM (Centro de Educação Municipal) para alunos do Ensino Fundamental I.

IMG-20230809-WA0041_1_copy.jpg