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Produtos midiáticos impulsionam ações de extensão no curso de Jornalismo da UFPI

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Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 16h14

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Compartilhar o conhecimento produzido no âmbito acadêmico e abraçar as demandas sociais são objetivos das atividades de extensão desenvolvidas pelos estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sob supervisão de professores. Segundo a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Déborah Dettmam, o fomento da extensão presente tanto no Jornalismo, como em todos os cursos de graduação da Instituição, é fundamental para o saber científico ultrapassar os muros da academia.

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Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Professora Déborah Dettmam

“O propósito da extensão na Universidade Federal do Piauí, trabalho articulado junto com o ensino e a pesquisa, permite que o saber criado dentro da instituição possa chegar a toda a comunidade, entrelaçando-se com a sociedade piauiense. É importante o desenvolvimento de projetos de extensão justamente para facilitar a divulgação da ciência e aplicá-la, dentro do possível, às demandas sociais”, explica a Pró-Reitora Déborah Dettmam.

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Coordenadora do Curso de Jornalismo da UFPI, Professora Nayra Véras

Nesse sentido, a extensão faz parte do cotidiano do curso de graduação em Jornalismo da UFPI, que, em uma perspectiva teórico-prática, estimula, dentre os estudantes, as habilidades atreladas ao papel social tão destacado na profissão. A coordenadora do Curso, professora Nayra Véras, destaca que a formação dos graduandos contempla aspectos acadêmico-científicos, mas também competências de cunho técnico. “A forma que o nosso curso encontra para aliar a teoria à prática é desenvolvendo produtos comunicacionais, por meio de atividades laboratoriais, pelas quais os alunos possam vivenciar a prática profissional antes de chegar no mercado de trabalho”, ressalta Nayra.

A coordenadora do Curso destaca, ainda, que os produtos desenvolvidos no âmbito da graduação englobam diferentes meios e formatos jornalísticos, como jornal impresso, noticiário de rádio e televisão, portais de notícia, dentre outros. Responsável pela disciplina de Redação e Prática em Jornal, Nayra Veras é uma das professoras responsáveis pela elaboração do jornal impresso Calandragem. “Essa prática permite o desenvolvimento de três habilidades: escrita, design e fotografia. Há um laço afetivo entre os alunos e o Calandragem, por ser o produto que eles recebem impresso e costumam distribuir para a comunidade acadêmica, sociedade, além de familiares e amigos. É a UFPI chegando até a comunidade”, coloca a coordenadora.

Outras experiências de práticas extensionistas acontecem nas disciplinas de Redação para Webjornalismo e Webjornalismo, ministradas respectivamente pelas professoras Cristiane Portela e Juliana Teixeira. Desenvolvidos em plataformas on-line, os produtos “Retranca News” e “Portal Luneta” alcançam um público significativo com prestação de serviço noticioso.

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Professora Cristiane Portela

“O Retranca News existia, de modo informal, desde o currículo antigo. Quando decidimos profissionalizar esse produto, estruturá-lo melhor, resolvemos criar um nome. Assim, por meio dele, os estudantes vivenciam, por meio deste blog, práticas jornalísticas em sintonia com o mercado, explica a professora Cristiane Portela, responsável por conduzir a atividade. Ela também coloca que o Retranca News serve como uma prática multimidiática, envolvendo, além de redação textual, fotografia, produção de vídeos, uso de hiperlinks, entre outros recursos.

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Professora Juliana Teixeira

Já o Portal Luneta, conduzido pela professora Juliana Teixeira, trata-se de um site que comporta matérias em profundidade, exigindo a prática de um jornalismo contextualizado, mais reflexivo e que também explora recursos multimídia. “Desde o nome do produto, como a logomarca, tudo foi proposto pelos alunos que cursavam a disciplina no semestre de sua criação. O Luneta volta-se para o consumo tanto da academia quanto da comunidade. Para além da disciplina, o portal incentivou a extensão também por meio de oficinas que orientavam o uso de ferramentas necessárias para a manutenção de um portal, como o Canva e o próprio Wordpress”, diz Juliana.

Meios audiovisuais - Responsável pela disciplina de Radiojornalismo, a professora Lívia Barroso conduz a elaboração do Repórter Cigarra, veiculado na FM Universitária toda segunda, quarta e sexta, com duração de meia hora e em formato jornalístico. Em cinco equipes, os alunos desenvolvem todas as tarefas que envolvem a produção de um programa de rádio e, necessariamente, ocupam todas as funções ligadas ao radiojornalismo, como as de apresentador, repórter, editor e produtor.

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Professora Lívia Barroso

“O programa tem foco em pautas locais e, mesmo que sejam nacionais ou estaduais, a pauta precisa ser aproximada da população local, pois esse é o nosso público-alvo. É um caso claro de como colocar o conhecimento produzido no âmbito acadêmico à serviço da comunidade”, afirma Lívia Barroso. 

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Diretor da Rádio FM Universitária, Professor Sílvio Barbosa

Já na disciplina de Telejornalismo, ministrada pelo professor Sílvio Barbosa, os estudantes podem desenvolver um telejornal completo ou um programa de entrevistas chamado ‘Jornalistas em Pauta’. “São entrevistas para consumo do público em geral, com jornalistas locais ou regionais, que vão falar sobre sua vida, dificuldades encontradas e mercado de trabalho”, frisou Sílvio.

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Professora Ana Regina Rêgo

Para além das práticas do fazer jornalístico, o curso também oferta a disciplina de Empreendedorismo em Jornalismo, ministrada pela professora Ana Regina Rêgo, com exercícios diretos de intervenção com o discente na sociedade, neste caso, pelo viés mercadológico. “Foram desenvolvidos, com os alunos, coletivos que hoje são empresas. Nesse sentido, é importante fazer esse translado entre academia, sociedade e mercado e, dessa forma, possibilitar momentos de uma prática que exceda a prática comum de um discente de Jornalismo, mas que possa possibilitar outras oportunidades.”, explica Ana Regina.

A Pró-Reitora Déborah Dettmam avalia que, na atualidade, há um incremento das atividades extensionistas por conta do uso de tecnologias da informação e da comunicação. “As novas tecnologias impactaram positivamente o desenvolvimento das ações de extensão. Entre outros aspectos, tanto permitem a divulgação dos projetos de extensão, como aproximam as ações programadas de seus públicos-alvo. As produções do Curso de Jornalismo da UFPI são um exemplo disso”, finalizou.

Todos os produtos do Curso de Jornalismo da UFPI estão disponíveis para acesso em diversas plataformas. 

Acesse aqui o Retranca News;

Acesse aqui o Portal Luneta;

Acesse aqui a Rádio FM Universitária;

Acesse aqui o Canal de Telejornalismo UFPI;

Acesse aqui os produtos do NUJOC/UFPI.

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