Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote concluem estrutura para receber público do SaLiPi; evento começa hoje (11)

Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 08h44

10082023-DSC_0124.jpg

A 21º edição do Salão do Livro do Piauí vai acontecer no espaço Rosa dos Ventos, campus da UFPI em Teresina

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes; o Vice-reitor Viriato Campelo e o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes visitaram na manhã de hoje (10) as instalações da 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), acompanhando de perto a conclusão da montagem dos estandes e demais preparativos finais para o evento que inicia dia 11 e segue até o dia 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos, na UFPI.

10082023-DSC_0100.jpg

Reitor Gildásio Guedes, ao centro, de branco

Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes enfatizou a relevância do evento não só para o âmbito acadêmico, mas também para a sociedade piauiense. “É importante fazermos esse intercâmbio entre a UFPI e todo o corpo social, abrindo para milhares de pessoas uma grande janela para o mundo das ideias, da leitura e das artes, por meio do contato com escritores e outros profissionais da área cultural. Dessa forma, a Universidade se faz presente, com apoio, com estrutura e, ainda, com o lançamento de obras e a participação intelectual de professores, técnico-administrativos e alunos no maior encontro literário do estado”, enfatizou.

10082023-DSC_0145.jpg

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

Neste ano, a UFPI sedia pela décima vez o SaLiPi e, para o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, a expectativa é que o Salão receba mais de 200 mil pessoas. “Nos 10 dias de evento, cerca de 200 mil pessoas devem circular pelo evento, sendo, em grande parte, grupos oriundos de escolas públicas, uma vez que recebemos crianças e jovens de mais de 50 escolas do Piauí e Maranhão”, pontuou.

De acordo com Kássio Gomes, a presença de nomes como Djamilla Ribeiro, Itamar Vieira Jr, Daniel Munduruku e João Moreira Salles, além da artista Vanessa da Matta, que fará o show de encerramento, potencializará o número de visitantes no evento. “Na edição em que homenageamos Esperança Garcia, nada melhor do que termos um final com show de uma mulher talentosa e de grande expressão no país”, ressaltou.

10082023-DSC_0037.jpg

Da esqueda para a direita: Técnica em Construção Civil da Preuni, Maria José Carvalho Silva; Prefeito Universitário Alessandro Rhadamek; e Vice-Reitor Viriato Campelo

O Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek, comentou quais ações a PREUNI/UFPI encabeçou para a realização da 21ª edição do SaLiPi. “A conduta que a prefeitura tomou foi por meio de três coordenadorias, participando ativamente na organização do evento. Primeiramente, a Coordenadoria de Manutenção Patrimonial cuidou de toda a parte da manutenção das estruturas elétrica e hidráulica, além do telhado, e de outras etapas estruturais. Além disso, a Coordenadoria de Serviços Operacionais cuidou da parte da limpeza do espaço que recebe o evento. E, por último, a Coordenadoria de Segurança desempenha sua participação através dos seus 188 profissionais, que vão manter toda a estrutura e o público do SaLiPi seguros ao longo de todo o evento”, afirma.

10082023-DSC_0060_copy.jpg

Administração Superior da UFPI e Fundação Quixote

Na oportunidade, também estiveram presentes a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Prof. Samantha Castelo Branco; o Diretor da Rádio FM Universitária, Prof. Sílvio Barbosa; e o Membro da Fundação Quixote, Prof. Luiz Romero.

SaLiPi na UFPI

Esta será a décima edição em que a UFPI realiza o evento. Desde 2014, o SaLiPi acontece no espaço Rosa dos Ventos, em Teresina, que é o espaço que mais abrigou edições do Salão, desde seu surgimento em 2003. A EDUFPI e a Livraria Universitária Monsenhor Melo têm presenças garantidas no evento.

Como parceira, a UFPI realiza junto com a Fundação Quixote salões regionais de livros, como Salão do Livro de Valença do Piauí, SaLiVa; o Salão do Livro de Parnaíba-PI, SaLiPa e o Salão do Livro de Bom Jesus/SaLiBom, realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.

Salipi 2023

Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade", o 21º é uma celebração da literatura e da cultura brasileira. A partir desse ano, o Salipi acontecerá no mês de agosto para comemorar o aniversário de Teresina.

Dos dias 11 a 20 de agosto, o público vai poder vivenciar espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Curso de Escrita Criativa, Estação Letras e Expressões, Palco Marcus Peixoto, Espaço de Alimentação e Feira de Livros.

Este ano participam: Zezé Motta, Djamilla Ribeiro, João Moreira Salles, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan, Lira Neto, Paulo Roberto Pires, Kaká Werá, George Mendes, Gabriel Isaac entre outros nomes da literatura brasileira.

Confira a programação completa do evento no site oficial.

Confira mais fotos:

10082023-DSC_0037_copy.jpg