Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI cria Gerência de Inovação para fortalecer o empreendedorismo acadêmico

UFPI cria Gerência de Inovação para fortalecer o empreendedorismo acadêmico

Última atualização em Quarta, 09 de Agosto de 2023, 16h18

Em busca de estimular ações de inovação e empreendedorismo acadêmico, a Universidade Federal do Piauí desenvolveu a Gerência de Inovação sob comando do professor Paulo Jordão, do Curso de Administração. O setor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) é responsável por acompanhar e conceder apoio a cada um dos projetos vencedores do Programa InovaUFPI, assim como a seleção de bolsistas e docente tutor para Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI), também do Programa InovaUFPI.

25072023-DSC_0010.jpg

Gerente de Inovação da UFPI, professor Paulo Jordão

Para o professor Paulo Jordão a Gerência tem o objetivo de “fomentar a inovação dentro da universidade, criar e coordenar ações e projetos, além de colocá-los em prática”, concluiu.

Ainda de acordo com o Gerente de Inovação da PROPESQI, Paulo Jordão, o setor prepara os projetos para serem vinculados à incubadora INBATE. “Nossa missão é trabalhar com as incubadoras. Desta forma, temos duas modalidades: a INEAGRO (Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense) que é um projeto vinculado a Pró-reitoria de extensão e a INBATE (Incubadora de Base Tecnológica da UFPI) que é um projeto de pesquisa vinculada a Pró-reitoria de Pesquisa. Cada uma tem um foco diferente, mas minha função é implementar os projetos na incubadora”, explicou.

Gerência de Inovação acompanha projeto que utiliza IA para ensinar inglês

Entre os projetos contemplados pelo InovaUFPI e acompanhados pela Gerência de inovação, está a Startup Plataforma LEIA. Ela conquistou recursos financeiros destinados ao aperfeiçoamento e potencialização dos seus produtos.

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_15.46.10.jpeg

Professor do Curso de Engenharia Elétrica, Fábio Rocha

A Plataforma LEIA utiliza da Inteligência Artificial (IA) para ensino da língua estrangeira, inicialmente a língua inglesa, aplicada a crianças. Para o professor e coordenador do projeto, Fábio Rocha, o InovaUFPI chegou no momento oportuno para o desenvolvimento da plataforma. “A gente teve a possibilidade de atrair talentos novos da academia pra ter uma visão diferente sobre o uso do produto que a gente tinha desenvolvido, que é um App de aprendizagem de línguas voltado para o ambiente escolar. E isso com o olhar acadêmico e multidisciplinar que o InovaUFPI nos proporcionou, a gente ampliou muito”, pontuou.

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_15.46.21.jpeg

Estudante do Curso de Letras Inglês, Adelaide Ravena

A aluna do curso de Letras Inglês, Adelaide Ravena, participa como bolsista na LEIA, por meio do InovaUFPI, e explicou que o programa de inovação da UFPI ajudou a expandir o projeto e passou a funcionar como base para treinamento dos envolvidos e aceitação da plataforma pelos clientes.

“O InovaUFPI entra como oportunidade de expandir nosso projeto. Ele traz todo esse conhecimento do mercado atual, do que a gente tem que fazer para ser inserido na comunidade e para ter uma aceitação boa do nosso cliente. Ele [InovaUFPI] dá todo suporte necessário para antes da gente sair do ambiente, como também dá toda a margem de erros, ou seja, pra gente errar dentro da universidade e, quando sairmos, termos nosso projeto concretizado e bem sucedido”, relatou.

Para o professor Paulo Jordão, proporcionar uma cultura de motivação no desenvolvimento dos projetos de inovação é fundamental para o sucesso dos produtos. “É preciso criar uma rede de apoio dentro da Universidade, essa cultura faz com os nossos estudantes e professores se sintam bem, se sintam motivados e, consequentemente, os resultados almejados sejam conquistados”, enfatizou.