Vice-Reitor, docentes e alunos em Amarante (PI)
Com vistas a aliar os conhecimentos teóricos e práticos, no sábado (5/8), os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), acompanhados dos docentes do respectivo curso, realizaram visita técnica à cidade de Amarante. A iniciativa, que conta com o apoio do Vice-reitor, Viriato Campelo, é realizada pelo projeto de extensão “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática" da graduação, sob orientação da Profa. Betânia Guerra, e já oportunizou outras viagens à municípios do Piauí aos estudantes.
O projeto, que chega a sua 2º edição, integra políticas de incentivo e impulsionamento em pesquisa e extensão da universidade, que visam estabelecer relações com outras instituições e municípios. No ano passado, os alunos tiveram a oportunidade de visitar patrimônios históricos importantes para o estado, nas cidades de Oeiras, Santo Inácio de Loyola e Campinas do Piauí.
Vice-Reitor acompanha visita técnica de alunos de Arquitetura e Urbanismo em Amarante
Tendo acompanhado a visita a Amarante, o Vice-Reitor, Viriato Campelo, destaca que é de suma importância a visita in loco dos alunos do curso à municípios do Piauí, dado a promoção de conhecimento externo e da preservação dos patrimônios históricos do Estado. “A Universidade Federal do Piauí tem reforçado seu compromisso em promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e externa. Nós não podemos formar nossos alunos distanciados da realidade, um estudante de Arquitetura e Urbanismo deve conhecer o patrimônio do seu estado, bem como contribuir para a preservação de monumentos históricos importantes”, ressaltou.
Contribuir para com o conhecimento dos futuros arquitetos do Piauí é um dos objetivos principais do projeto, à frente da iniciativa, a professora da disciplina de Patrimônio da graduação, Betânia Guerra, enfatiza o quão relevante se faz o conhecimento e descoberta de novos aprendizados com as visitas de campo a locais históricos importantes para o Piauí. “É muito importante vivenciar o que é ministrado nas salas de aula. Nesse sentido, é interessante que os alunos tenham essa interação entre o conteúdo pragmático e a prática”, disse.
Alunos e docentes exploram a história arquitetônica da cidade
As atividades propostas pelo projeto tiveram início na sexta-feira (4/8), com a palestra “Noções sobre levantamentos de edificações propensas ao restauro, estudos e hipóteses de intervenções”, ministrada pelo especialista em patrimônio edificado Jean Rosa Peixoto. O arquiteto que mora há 40 anos em Roma e possui vasta experiência no âmbito da preservação do patrimônio, tanto como discente, quanto docente, acompanhou a visita em Amarante.
Alunos aproveitam a visita externa e aprendem mais sobre monumentos históricos do Estado