Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Museu de Arqueologia da UFPI promove exposição didática “A Atmosfera nos move”

Museu de Arqueologia da UFPI promove exposição didática “A Atmosfera nos move”

Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 15h04

ciencias_da_natureza.png

Começa a partir de hoje (8), no horário das 15h, o evento ambiental “A Atmosfera Nos Move: Exposição Didática” no Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (MAP/UFPI). A ação realizada pelos alunos da disciplina Educação Ambiental do Curso de Ciências da Natureza, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Patrimonial Ambiental - GEPENCIEPAM - da UFPI, com apoio do servidor técnico Jailthon Silva, Juliana Machado, Marcos Igreja e Sabrina Venturine, sob a curadoria do professor Rômulo Fontenele, também do Curso de Ciências da Natureza. A exposição, livre e gratuita para todos os públicos, permanecerá até o dia 31 de agosto, aberta no período das 8h às 17h.

De acordo com o professor Rômulo Fontenele, a exposição faz emergir a discussão sobre as condições ambientais da atmosfera do Planeta Terra, onde habitam os seres vivos. Por definição, a atmosfera é uma camada gasosa que envolve corpos materiais no universo com massa para gerar uma gravidade e temperatura baixa, o suficiente para reter gases por um longo tempo. No caso do nosso planeta, a atmosfera é uma camada gasosa que o envolve completamente e tem como principais gases o nitrogênio e o oxigênio, além de outros como o argônio, dióxido de carbono, ozônio, metano e vapor d'água.

O conteúdo expográfico trata sobre cinco temáticas principais, que são: A Natureza respira: poluição do ar (Grupo 1 - Názia, Ledjane, João Vitor, Gabriella, Fernando); Conferências e Acordos sobre Gases na Atmosfera (Grupo 2 - Amanda, Geyciane, Rhyan); Energias e Créditos de Carbono (Grupo 3 - Derek, Geovana, Rebeca, Nicole, Francielle, Micaele); Mudanças Climáticas (Grupo 4 – Rayonne, Carla, Morgana, Lucas, Maria de Fátima); Fumaça e Saúde Humana (Grupo 5 – Sabrina, Ruana, Lívian, Vitória). Estas temáticas são apresentadas ao público na forma de cartazes, mapas conceituais e mentais, objetos didáticos como maquetes, cruzadinhas, painel giratório, que apresentam conceitos, dados, gráficos e informações científicas e ambientais com viés históricos e atualidades sobre os gases de efeito estufa, energias limpas e créditos de carbono.

Na abertura, será realizada uma Performance Teatral: "Sobrevivendo às chamas: a onça em meio às queimadas " pela aluna Sabrina Venturine, além de um número musical com violão e clarinete, dos alunos Rayone e Derek, do Curso de Ciências da Natureza.