Museu de Arqueologia da UFPI promove exposição didática “A Atmosfera nos move”
Começa a partir de hoje (8), no horário das 15h, o evento ambiental “A Atmosfera Nos Move: Exposição Didática” no Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (MAP/UFPI). A ação realizada pelos alunos da disciplina Educação Ambiental do Curso de Ciências da Natureza, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Educação Patrimonial Ambiental - GEPENCIEPAM - da UFPI, com apoio do servidor técnico Jailthon Silva, Juliana Machado, Marcos Igreja e Sabrina Venturine, sob a curadoria do professor Rômulo Fontenele, também do Curso de Ciências da Natureza. A exposição, livre e gratuita para todos os públicos, permanecerá até o dia 31 de agosto, aberta no período das 8h às 17h.
De acordo com o professor Rômulo Fontenele, a exposição faz emergir a discussão sobre as condições ambientais da atmosfera do Planeta Terra, onde habitam os seres vivos. Por definição, a atmosfera é uma camada gasosa que envolve corpos materiais no universo com massa para gerar uma gravidade e temperatura baixa, o suficiente para reter gases por um longo tempo. No caso do nosso planeta, a atmosfera é uma camada gasosa que o envolve completamente e tem como principais gases o nitrogênio e o oxigênio, além de outros como o argônio, dióxido de carbono, ozônio, metano e vapor d'água.
O conteúdo expográfico trata sobre cinco temáticas principais, que são: A Natureza respira: poluição do ar (Grupo 1 - Názia, Ledjane, João Vitor, Gabriella, Fernando); Conferências e Acordos sobre Gases na Atmosfera (Grupo 2 - Amanda, Geyciane, Rhyan); Energias e Créditos de Carbono (Grupo 3 - Derek, Geovana, Rebeca, Nicole, Francielle, Micaele); Mudanças Climáticas (Grupo 4 – Rayonne, Carla, Morgana, Lucas, Maria de Fátima); Fumaça e Saúde Humana (Grupo 5 – Sabrina, Ruana, Lívian, Vitória). Estas temáticas são apresentadas ao público na forma de cartazes, mapas conceituais e mentais, objetos didáticos como maquetes, cruzadinhas, painel giratório, que apresentam conceitos, dados, gráficos e informações científicas e ambientais com viés históricos e atualidades sobre os gases de efeito estufa, energias limpas e créditos de carbono.
Na abertura, será realizada uma Performance Teatral: "Sobrevivendo às chamas: a onça em meio às queimadas " pela aluna Sabrina Venturine, além de um número musical com violão e clarinete, dos alunos Rayone e Derek, do Curso de Ciências da Natureza.
Redes Sociais