Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe representante de Universidade holandesa para reafirmar parceria de internacionalização
Início do conteúdo da página

UFPI recebe representante de Universidade holandesa para reafirmar parceria de internacionalização

Imprimir
Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 16h31

assessoriainternacional-18.jpg

Reunião no Salão Nobre fortaleceu parceria de internacionalização com Universidade holandesa

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (7/8), no Salão Nobre da Reitoria, uma reunião com o Reitor Gildásio Guedes e o professor Rudy Folkersma, docente e pesquisador da NHL Stenden University of Applied Sciences, na Holanda, instituição parceira da Universidade de Gronigen. Na ocasião, foi reafirmada a parceria entre as instituições como forma de fortalecer as ações de internacionalização, sobretudo a partir de intercâmbios e contribuições mútuas entre pesquisadores. O Vice-Reitor Viriato Campelo e a Assessora Internacional Juliana Paz também participaram do momento, além dos pró-Reitores de Planejamento, Luis Carlos Sales; e de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo.

assessoriainternacional-2.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Na oportunidade, foram apresentados alguns dos resultados já alcançados com parcerias de intercâmbio. Atualmente, são seis alunos da UFPI que se beneficiaram com a parceria, com casos de sucesso que incluem o aprimoramento da língua estrangeira e a conquista de empregos no exterior. Para o Reitor, é um passo importante essa aproximação para continuar o trabalho que a universidade já vem desenvolvendo. “Precisamos ampliar a participação dos nossos alunos, pois é uma experiência muito relevante, principalmente com a atualidade dos temas trabalhados nas pesquisas”, ressaltou. 

assessoriainternacional-20.jpg

Professor Rudy Folkersma, docente e pesquisador da NHL Stenden University of Applied Sciences, na Holanda

A linha de pesquisa do professor Rudy trabalha a questão dos polímeros, de modo a buscar estratégias que possam diminuir os impactos dos plásticos produzidos em todo o mundo, a partir da proposição de técnicas biodegradáveis e de reutilização. Além do alcance dessa temática, que atinge o mundo inteiro, o professor chamou atenção para a multidisciplinaridade que envolve o estudo, pois agrega cursos como o de Química e as Engenharias de Produção, Materiais e Mecânica. “Essas trocas são muito interessantes e há muito mais possibilidades. Os alunos se dão muito bem e ficam mais motivados a continuar”, explicou. 

Os trabalhos realizados na Universidade de Groningen são aproveitados para os cursos realizados no Brasil. Anualmente, são abertas seleções para  alunos ingressarem no intercâmbio. Um dos pontos a melhorar para incrementar a mobilidade internacional, segundo o pesquisador holandês, é a dificuldade no nível de inglês dos interessados. Esse aspecto foi levado em conta pela Administração Superior, que se propôs a buscar em conjunto com os professores, alternativas para diminuir essa limitação. 

assessoriainternacional-12.jpg

A reunião marcou um fortalecimento da parceria entre as instituições

Também estiveram presentes na reunião a professora do curso de enfermagem, Rosana Costa; além da Profa. Giselda Costa (IFPI), que auxiliaram na interlocução do pesquisador com a UFPI.

Encontro aberto para o público

Na quinta-feira, 10/8, à tarde, será realizado um encontro com o professor Rudy Folkersma para apresentar aos alunos e professores dos cursos que convergem com a linha de pesquisa abordada, as oportunidades que podem ser conquistadas a partir do intercâmbio. As informações serão divulgadas em breve nos canais de comunicação da UFPI. 

Sweden Day

SWEDEN-DAY-UFPI_copy_copy_copy.jpg

A UFPI, com objetivo de fortalecer as ações de incentivo à internacionalização, promoverá no próximo dia 18 em parceria inédita com a Embaixada da Suécia o evento Sweden Day Piauí no Cine Teatro. A ação é oportuna para apresentar aos estudantes, no âmbito da graduação e pós-graduação, informações sobre possibilidades de estudos em um dos países recordistas nos índices de educação global.

Fim do conteúdo da página