Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão do curso de Arquitetura promove atividades sobre preservação do patrimônio histórico
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão do curso de Arquitetura promove atividades sobre preservação do patrimônio histórico

Imprimir
Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h35

04082023-IMG_0481.jpg

A palestra aconteceu no Centro de Tecnologia da UFPI

Ocorreu nesta sexta-feira (4/8) a 2º edição da palestra “Noções sobre levantamentos de edificações propensas ao restauro, estudos e hipóteses de intervenções” ministrada pelo especialista em patrimônio edificado Jean Rosa Peixoto. A iniciativa é uma realização do projeto de extensão “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática", a partir da orientadora Betânia Guerra, com apoio do Vice-Reitor Viriato Campelo. 

A programação contou com a realização de palestras durante o dia todo, no auditório do curso de Engenharia de Produção. As temáticas versam sobre a defesa e a valorização do patrimônio cultural do país e sobre a atuação da constituição em relação ao patrimônio histórico. O projeto integra políticas de incentivo e impulsionamento em pesquisa e extensão da universidade, que visam estabelecer relações com outras instituições e municípios. 

No sábado (5/8), parte dos alunos irão acompanhados dos professores até a cidade de Amarante, a cerca de 160 km de Teresina. Para a professora Betânia Guerra, a cidade se destaca pelas características históricas marcantes da arquitetura brasileira, o que justifica a importância da escolha para conscientizar a preservação. “A gente só se identifica com o que a gente conhece. Levar os alunos para a comunidade, ir ao encontro do campo de atuação, é muito proveitoso para a formação dos discentes”, afirmou. 

04082023-IMG_0508.jpg

Da esquerda para a direita: professor Jean Rosa, professora Betânia Guerra e Vice-Reitor Viriato Campelo

O Vice-Reitor, Viriato Campelo, irá acompanhar a comitiva da viagem e relembrou que na edição anterior, os alunos visitaram outras cidades importantes do estado, sendo elas Oeiras, Santo Inácio de Loyola e Campinas do Piauí. Segundo ele, é um compromisso da Administração Superior  fortalecer a relação da universidade com outros setores da sociedade. Dessa forma, ele explica que é necessário sair de dentro do ambiente universitário para a realidade externa. “É principalmente para mostrar para os alunos a conservação desses patrimônios e que a gente possa tê-los como uma forma de educação, de preservação e de conhecimento”, assegurou. 

O professor Jean Rosa mora há 40 anos em Roma e possui vasta experiência no âmbito da preservação do patrimônio, tanto como discente, como enquanto docente. Na oportunidade, ele aproveitou para reforçar que é preciso compartilhar esse conteúdo com outras pessoas, sobretudo na academia. “Sou piauiense. Conversando com o professor Viriato me questionei: Por que não dividir  esse conhecimento com os alunos da UFPI?”, explicou. 

04082023-IMG_0491.jpg

Estudante Caio Oliveira Carvalho

Um dos alunos participantes do projeto, Caio Oliveira Carvalho, descreve como apaixonante a oportunidade de trabalhar com patrimônio histórico. Dessa forma, a partir de iniciativas como essa, é possível trazer para a comunidade acadêmica uma aproximação na prática com os assuntos explorados. “É apaixonante. Entender aquele traçado histórico e como os edifícios e a vida evoluíam, desvendar como as relações se perpetuam, mas aqueles prédios, aqueles espaços permanecem”, celebrou.

Fim do conteúdo da página