Projetos do InovaUFPI concluem 1ª etapa de capacitação durante o evento Demo Day

INOVA PALESTRA 23

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu ontem, (03), no Auditório do Departamento de Farmácia, o “Demo Day”, evento desenvolvido em parceria com o Sebrae Piauí, que buscou concluir a 1ª etapa de capacitação dos nove projetos de empreendimento selecionados para participar do programa InovaUFPI.

Além da avaliação dos projetos, o Demo Day também teve um espaço aberto para discussões, através da palestra “Ciência e Inovação: um caminho a ser construído a partir dos nossos cientistas”, sob condução do professor Gildário Lima, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). O encontro visa evidenciar que a inovação se tornou algo imprescindível nos dias de hoje.

F.JPG

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, reforçou que a importância do Demo Day é necessária para incentivar a cultura do empreendedorismo no ambiente universitário, e, a partir disso, promover uma melhoria social para além dos muros da universidade. “Com a realização desse evento, torna-se cada vez mais possível a saída de novas empresas do nosso espaço acadêmico, para satisfação daquilo que for necessário para a sociedade, através do conhecimento dos nossos professores e alunos”, declara.

INOVA PALESTRA 10

Prof. Luiz Júnior, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Luiz Júnior, o evento é de grande alegria, por mostrar o ampliamento da Universidade em inovar e buscar melhorias mediante engajamento não somente da Administração Superior, mas também de seus alunos e pesquisadores. “A UFPI, ao longo de muitos anos, produz várias dissertações de mestrados e teses de doutorados, com uma equipe profissional altamente qualificada e engajada. Certamente, a Incubadora de Base Tecnológica (INBATE) veio para consolidar todos os anos de aprimoramento, compromisso e envolvimento da nossa equipe. E não pararemos por aqui: traremos cada vez mais novidades, por meio dos nossos laboratórios, buscando entregar serviços melhores para nossa comunidade em geral”, conclui o pró-reitor.

INOVA PALESTRA 3

Prof. Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa e Inovação

A Prof. Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa e Inovação, destacou não somente o contentamento nesse evento, pois nele seriam apresentados os resultados preliminares das equipes que são dirigentes e estão à frente da Incubadora de Base Tecnológica da Instituição, mas também a importância do programa InovaUFPI, que através dele, foi possível a elaboração de 9 propostas inovadoras que foram apresentadas no Demo Day. “Assim, realizamos um marco importante para a inovação e empreendedorismo com base na ciência, em nossa universidade”, afirma.

INOVA PALESTRA 5

Prof. Albemerc Moura de Moraes, Coordenador de Pesquisa e Inovação em exercício

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Inovação em exercício, Prof. Albemerc Moura de Moraes, a apresentação dos resultados preliminares até o momento, acentua que a universidade, por meio da PROPESQI, fortalece a articulação entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, através do aperfeiçoamento de tecnologias na instituição e contribuem com a sociedade para alcançar o mercado externo. Somando-se a isso, o coordenador também traz suas expectativas para o futuro do projeto. “Nossa perspectiva é de que esse resultados preliminares mostrados hoje, possam lograr êxito e, desse modo, fornecer à sociedade e ao mercado, essas novas tecnologias”, certifica.

INOVA PALESTRA 7

Thiago Figueiredo, líder de projetos da Neo Ventures

Para Thiago Figueiredo, líder de projetos da Neo Ventures, responsável pela capacitação de projetos do InovaUFPI, a parceria com a Universidade, junto ao SEBRAE, é a busca por gestão de inovação para fomentar o empreendedorismo no ramo científico e gerar novos negócios e prosperidade. A capacitação objetiva impactar a sociedade teresinense diante dos bons resultados nos projetos mostrados no evento. Também salientou que a UFPI, mediante as conclusões demonstradas, colabora com uma nova visão aos bolsistas e pesquisadores, para que vejam seu projeto por um viés mercadológico e que isso trará produtos a médio e longo prazo.

INOVA PALESTRA 13

Prof. Fábio Rocha, Engenharia Elétrica

O docente de Engenharia Elétrica, Prof. Fábio Rocha, que teve o projeto Plataforma LEIA aprovado no Inova UFPI, também comenta que através do apoio ao aplicativo, houve o desenvolvimento por meio de pesquisas de graduação e pós-graduação da plataforma elaborada e, com essa colaboração, o projeto obteve resultados positivos. As expectativas para o professor são elevadas e ele conta que o mercado teresinense torna-se propício ao recebimento do aplicativo, que tem lançamento programado para o próximo ano.

INOVA PALESTRA 11

Prof. Gildário Lima, palestrante do evento

O palestrante do evento, Prof. Gildário Lima, reforça as qualidades do corpo docente e discente da universidade. “De forma acentuada e notória, os professores e pesquisadores da UFPI demonstram uma potência para a economia criativa. Os estudos cada vez mais avançados e os resultados prévios apresentados hoje, retomam que as possibilidades de avanço, para além da instituição e indo agregar a população, sejam cada vez mais concretizados para o mercado piauiense”, conclui.

Durante o Demo Day, foi realizado um ranking com as empresas aceleradas: 1º lugar “PersonaliThe  - A tecnologia na mão do cliente”, sob coordenação do professor Marcelo Barbosa Furtini; 2º lugar IPS DataLab - Inovação em Políticas de Saúde, sob coordenação do professor Bruno Guedes Alcoforado; e 3º lugar Plataforma LEIA, sob coordenação do professor Fábio Rocha. Vale mencionar ainda o Destaque para equipe com melhor desempenho na aceleração: The Bioinkis - Desenvolvimento de biotintas customizadas e tecnologias de Bioimpressão, sob coordenação do professor Anderson de Oliveira Lobo. Acesse aqui o resultado

Confira mais fotos:

demoday1.png

demoday3.png

demoday2.png

demoday4.png

demoday5.png