Com o objetivo de oportunizar conhecimentos acadêmicos, bem como práticos, além da profissionalização dos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), nesta sexta-feira (4/8) o projeto de extensão da graduação promove a 2° edição da palestra “Noções sobre levantamentos de edificações propensas ao restauro, estudos e hipóteses de intervenções” ministrada pelo especialista em patrimônio edificado Jean Rosa Peixoto. Organizada pelo projeto de extensão “Encontro sobre patrimônio histórico edificado: conservação e restauração entre teoria e prática" e com o apoio do Vice-Reitor da instituição, Viriato Campelo, a ocasião acontecerá no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), com atividades distribuídas nos turnos manhã e tarde, os alunos interessados podem realizar a inscrição no Sigaa até o dia do evento.
No sábado (5/8), os alunos do curso de extensão farão visita in loco ao município de Amarante, para análise de construções históricas da região. O projeto integra políticas de incentivo e impulsionamento em pesquisa e extensão da universidade, que visam estabelecer relações com outras instituições e municípios.
Segundo o Vice-reitor, a iniciativa é a continuação de um trabalho do ano passado, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as cidades de Oeiras, Santo Inácio de Loyola e Campinas. Ele destaca ainda que a visita neste semestre ao município de Amarante é fundamental, tendo em vista a importância de seu patrimônio histórico e cultural para o estado do Piauí. “Esse é mais um avanço para a universidade, que estimula nossos esforços em instigar os princípios de ensino, pesquisa e extensão aos estudantes. Esperamos que os alunos desfrutem dos conhecimentos proporcionados durante as visitas e possam transmiti-los aos outros colegas“, enfatizou.
De acordo com o especialista em patrimônio edificado, Jean Rosa Peixoto, a palestra vai se basear em duas partes, nos quais irá abordar o Art. 215, o qual fala da defesa e valorização do patrimônio cultural do país e o Art. 216 A, que debruça sobre a atuação da constituição em relação ao patrimônio histórico. “Teremos uma parte teórica, em que estudaremos a respeito da restauração no ano de 1800 até hoje, como foi modificado e enriquecido este conceito. Além de uma parte mais prática, em que mostro a minha experiência em Roma nos canteiros de obras de restauração”, pontuou.
O palestrante que mora a mais de 40 anos em Roma, possui trabalhos, bem como experiência e especialização na área de edificações e restauração no país europeu. Jean é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UNB) e Doutorando em Requalificação e Recuperação de núcleos (históricos) habitados na Sapienza Universidade de Roma.
Para a Profa. Betânia Guerra, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o evento é muito importante para os alunos, dado a vasta experiência do palestrante na área. Além disso, ela destaca a oportunidade de conhecer a cidade de Amarante, a qual, em suas palavras, é um conjunto histórico de relevância para a cultura piauiense. “Esta é mais uma oportunidade que a UFPI oferece aos alunos do curso de arquitetura, como já aconteceu no ano passado, em termos de vivenciar conhecimentos e experiências junto ao arquiteto. Estamos muito felizes de poder realizar essa segunda edição e contar novamente com a presença de Jean Rosa”, disse.