Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Brinquedoteca da UFPI é reinaugurada a partir de projeto do curso de Pedagogia

Brinquedoteca da UFPI é reinaugurada a partir de projeto do curso de Pedagogia

Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 12h13

BRINQUEDOTECA_CCE-47.jpg

Reinauguração da brinquedoteca ocorreu nesta quinta-feira (3/8)

A Brinquedoteca da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizada no Centro de Ciências da Educação (CCE), foi reinaugurada nesta quinta-feira (3/8). A ocasião contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes; da Diretora do Centro, Eliane Alencar; e da Coordenadora do projeto, Nazareth Martins. O espaço foi totalmente revitalizado e modificado para servir tanto para a comunidade acadêmica, incluindo servidores e funcionários, quanto para a comunidade no geral que precise do serviço.

BRINQUEDOTECA_CCE-59.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o Reitor Gildásio Guedes, a assistência à comunidade é uma das prioridades da Administração Superior. “É um espaço destinado às atividades didáticas e pedagógicas dos professores do curso de Pedagogia, sendo estas atividades que vão melhorar o desenvolvimento das nossas crianças. Como via de mão dupla, a Brinquedoteca também aprimora os profissionais que sairão da Universidade, advindos da graduação, exercendo o papel de monitores”, afirmou.

BRINQUEDOTECA_CCE.jpg

Diretora do CCE, Eliane Alencar

A brinquedoteca volta ao funcionamento através do projeto de extensão “Observatório do Brincar”, coordenado pela professora Nazareth Martins. A professora Eliane Alencar explica como funciona a interação do projeto com a brinquedoteca: “O Observatório do Brincar é o projeto que vai manter o funcionamento da Brinquedoteca. Ela é um laboratório de formação permanente dos estudantes de pedagogia e ela se destina a receber tanto filhos de servidores, professores, alunos, alunas, técnicos, colaboradores terceirizados, como também público externo”, pontuou.

BRINQUEDOTECA_CCE-4.jpg

Professora Nazareth Martins coordena o projeto Observatório do Brincar

“O projeto Observatório do Brincar abrange tanto a formação discente quanto ações com as crianças, com foco na educação infantil e tem várias frentes de atuação. De forma geral, ele objetiva desenvolver ações formativas de dois eixos que são as interações e as brincadeiras para que isso seja efetivado no processo de formação dessas crianças. Mas ele tem várias outras ações e uma delas era a revitalização do espaço da brinquedoteca.”, explicou a professora Nazareth Martins.

BRINQUEDOTECA_CCE-62.jpg

Uma das monitoras do projeto, do terceiro período de Pedagogia, contou como a oportunidade de ser monitora do projeto é uma experiência incrível como pessoa, mas também como futura profissional na área da educação. "Me sinto muito feliz e grata de fazer parte do projeto porque aprendemos dentro da pedagogia que o brincar é uma etapa muito necessária no desenvolvimento da criança, e ter esse espaço onde a criança pode brincar, e nós estudantes poder observar, é muito enriquecedor”, disse.

BRINQUEDOTECA_CCE-46.jpg

O evento também contou com a participação do Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; do Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales; da Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Deborah Dettmam; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales; além de professores, servidores técnicos e estudantes.

Confira mais fotos:

BRINQUEDOTECA_CCE-56.jpg