Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote lançam a 21º edição do Salão do Livro do Piauí

UFPI e Fundação Quixote lançam a 21º edição do Salão do Livro do Piauí

Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 15h11

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_3.46.49_PM.jpeg

A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (02/08), no Palácio de Karnak. Créditos: Alysson Dinis.

Em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (02), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Quixote, juntamente com o Governo do Estado do Piauí, lançaram a 21ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi) e o 26º Seminário Língua Viva - Ano Esperança Garcia.

O SaLiPi 2023 acontece de 11 a 20 de agosto, no Espaço Rosa dos Ventos na UFPI e esse ano as  três figuras icônicas da literatura brasileira homenageadas são: Esperança Garcia, Lygia Fagundes Telles e Millôr Fernandes.

A solenidade realizada no Palácio do Karnak contou com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo; do Governador Rafael Fonteles; e do presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

LançamentoSALIPI2023-22.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes ressaltou a importância das parcerias para a realização do Salão e externou satisfação em, por mais um ano, a UFPI sediar o maior evento literário do Piauí. “É uma satisfação para a universidade abraçar a causa do SaLiPi. Estamos preparando grandes ações, incluindo o lançamento de 26 livros editados pela EDUFPI, e a coordenação de três mesas, que vão abranger temas como Torquato Neto, literatura de mulheres e outra mesa sobre Marilene Felinto. Desta forma, aproveito para reforçar que o evento sempre contará com o nosso apoio e dedicação”, exclamou.

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

Segundo o Vice-Reitor, Viriato Campelo, a UFPI abraça com orgulho a maior festa literária do Piauí com orgulho há quase 10 anos. “Além da disponibilização do espaço físico, a Universidade participa do SaLiPi, por meio da organização de mesas, palestras, lançamento de livros e, sobretudo, nos últimos três anos, percebemos um maior envolvimento de nossos professores que realizam a apresentação de suas produções científicas. Então, esse é um dos papéis que devemos primar, a divulgação de conhecimento produzido pela UFPI”, pontuou.

LançamentoSALIPI2023-37.jpg

Governador do Piauí, Rafael Fonteles

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a importância do evento para a sociedade piauiense e reiterou que não medirá esforços no que tange aos investimentos para as próximas edições. “A partir do ano que vem, iremos dobrar o valor dos investimentos para o SaLiPi. Queremos tornar o evento um exemplo para o Brasil. Nos enche de orgulho poder mostrar a eficiência dos escritores locais e a qualidade da nossa literatura”, expressou.

LançamentoSALIPI2023-3.jpg

Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote

Para Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o SaLiPi 2023 será um momento inesquecível para a comunidade piauiense e se firmará como uma edição exemplar para a cultura do Piauí e a educação em nível nacional. “O nosso principal desejo, sobretudo, é fomentar a leitura, possibilitando um acesso democrático aos livros. Com o SaLiPi, estamos conseguindo criar uma forte geração de escritores e, principalmente, leitores. A edição deste ano, sem dúvidas, será histórica”, afirmou.

Também estiveram presentes a Superintendente de Comunicação Social da UFPI, Samantha Castelo Branco; os professores Cineas Santos e Luiz Romero, idealizadores do SaLiPi; o Vice-Governador do estado do Piauí, Themístocles Filho; além de representantes da sociedade civil, gestores e parlamentares.

WhatsApp_Image_2023-08-02_at_3.46.51_PM.jpeg

Da esquerda à direita: Cineas Santos, Luiz Romero, Rafael Fontelles, Kássio Gomes e Gildásio Guedes. Créditos: Alysson Dinis

Durante o lançamento também foi anunciada a atração de encerramento do SaLiPi 2023: será a cantora Vanessa da Mata que fará um grande show na noite de domingo, 20 de agosto.

LançamentoSALIPI2023-2.jpg

Fachada do Palácio de Karnak, decorada em alusão ao SaLiPi 2023

SaLiPi 2023

Com o tema “Com livros há esperança, e com esperança, liberdade", o 21º é uma celebração da literatura e da cultura brasileira. O evento que antes acontecia tradicionalmente no mês de junho, mudou de data. A partir desse ano, o SaLiPi acontecerá no mês de agosto para comemorar o aniversário de Teresina.

Dos dias 11 a 20 de agosto, o público vai poder vivenciar espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Curso de Escrita Criativa, Estação Letras e Expressões, Palco Marcus Peixoto, Espaço de Alimentação e Feira de Livros.

Este ano participam: Zezé Motta, Djamilla Ribeiro, João Moreira Salles, Itamar Vieira Jr, Micheliny Verunschk, Daniel Munduruku, Raphael Montes, Ana Maria Gonçalves, João Silvério Trevisan, Lira Neto, Paulo Roberto Pires, Kaká Werá, George Mendes, Gabriel Isaac entre outros nomes da literatura brasileira.

SaLiPi na UFPI

Esta será a décima edição em que a UFPI realiza o evento. Desde 2014 o SaLiPi acontece no espaço Rosa dos Ventos, em Teresina, que é o espaço que mais abrigou edições do Salão, desde seu surgimento em 2003. A EDUFPI e a Livraria Universitária Monsenhor Melo têm presenças garantidas no evento.

Como parceira, a UFPI realiza junto com a Fundação Quixote salões regionais de livros, como Salão do Livro de Valença do Piauí, SaLiVa; o Salão do Livro de Parnaíba-PI, SaLiPa e o Salão do Livro de Bom Jesus/SaLiBom, realizado no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.