Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > GEPAR/UFPI realiza visita ao Centro Histórico de Parnaíba (PI)
Início do conteúdo da página

GEPAR/UFPI realiza visita ao Centro Histórico de Parnaíba (PI)

Imprimir
Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 13h50

gepar7.png

GEPAR/UFPI durante visita ao Centro Histórico de Parnaíba (PI)

No dia 24 de junho, o Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (GEPAR/UFPI), sob a coordenação da professora Elaine Ignácio, tiveram a oportunidade de conhecer a história e cultura da cidade de Parnaíba-PI, por meio de visita ao museu “Pharmácia do Povo” e “Museu do Mar.

pharmacia.png

Visita ao museu “Pharmácia do Povo”

A primeira parada da equipe foi no museu “Pharmácia do Povo”, local voltado para a história farmacêutica do estado. Fundada por Raul Furtado Bacellar, a farmácia abriga um acervo impressionante de frascos originais utilizados pelo próprio farmacêutico em seus atendimentos.

gepar8.png

Visita ao Museu do Mar

Logo após a visita à Pharmácia do Povo, o GEPAR seguiu para o “Museu do Mar”, que abriga um vasto acervo que representa a rica fauna marinha da região, as atividades econômicas e de subsistência que se desenvolvem no litoral e ainda uma parte importante da cultura e religião local.

A turismóloga e guia turística, Adriana da Silva, conduziu o grupo pelas reentrâncias do museu, que abrigava antigamente charqueadas(área de propriedade rural onde se produz o charque, uma carne salgada e seca ao sol). Adriana compartilhou informações detalhadas sobre cada item exposto, revelando suas histórias e como foram adquiridos, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.

“A visita à Pharmácia do Povo e ao Museu do Mar foi uma experiência enriquecedora para a equipe GEPAR e para todos que tiveram a oportunidade de conhecer esses tesouros culturais em Parnaíba. A preservação do patrimônio histórico e cultural é fundamental para compreendermos nossa identidade e valorizarmos nossas raízes, tornando-se uma ferramenta essencial para as gerações presentes e futuras”, comentou a professora Elaine Ignácio.

Mais informações, acesse o site do GEPAR/UFPI.

Fim do conteúdo da página