Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes participa de Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes na UFPR

Última atualização em Sexta, 28 de Julho de 2023, 13h50

WhatsApp_Image_2023-07-28_at_08.57.29.jpg

Reitores presentes na reunião do Conselho Pleno da Andifes, na UFPR

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, participou nessa quinta-feira (27/03), da Reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O encontro acontece até esta sexta (28) em Curitiba (PR), na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e marca o fim do mandato atual da diretoria executiva da entidade e eleição da nova gestão para o mandato de 2023-2024, bem como a escolha dos novos membros do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais da Andifes.

Para o Reitor Gildásio Guedes, a participação na reunião foi importante para apresentar a situação das instituições, conhecer as principais ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) nos primeiros meses de governo, bem como reafirmar a importância da autonomia das instituições federais de ensino. "Na oportunidade, reafirmamos o nosso compromisso com o fim da lista tríplice na eleição do dirigente das IFES. Outro ponto que discutimos diz respeito às ações que precisam ser trabalhadas para o pleno funcionamento das IFES, sobretudo a correção dos recursos de custeio para a manutenção dos serviços, e capital para investimentos necessários", destacou o Reitor Gildásio.

WhatsApp_Image_2023-07-28_at_10.44.35.jpeg

Reitor Gildásio Guedes ao lado da Secretária de Educação Superior, Denise Pires de Carvalho

Os reitores e reitoras reunidos em Conselho Pleno também receberam, nesta quinta-feira (27), o Ministro da Educação, Camilo Santana, e a Secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Denise Pires de Carvalho, para tratar de pautas de interesse das Instituições de Ensino Superior brasileiras. Na ocasião, Camilo Santana reafirmou o compromisso do MEC para garantir a autonomia universitária das instituições federais de ensino, com o objetivo de proporcionar educação superior de qualidade a todos.

WhatsApp_Image_2023-07-28_at_08.57.19_copy.jpg

Ao centro, Reitor Gildásio Guedes e Ministro da Educação, Camilo Santana