Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia Encontro Regional de Paleontologia entre os dias 8 e 10 de dezembro

UFPI sedia Encontro Regional de Paleontologia entre os dias 8 e 10 de dezembro

Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 11h04

WhatsApp_Image_2023-07-27_at_11.20.03.jpeg

Entre os dias 8 e 10 de Dezembro, o Museu de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Federal do Piauí (MAP/UFPI) recebe a Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Paleontologia da região Nordeste (Paleo NE). O público-alvo do evento são estudantes com interesse em seguir a linha de pesquisa da Paleontologia. Em vista disso, o objetivo da reunião é buscar criar oportunidades para interação e apresentação de trabalhos feitos pelos discentes e mostrar as possibilidades e perspectivas da Paleontologia no nordeste.

O evento acontece, anualmente, em cada região do país e só no Nordeste, acontece há mais de 20 anos, sempre em alguma cidade da região. A primeira vez que Teresina sediou o evento foi em 2014, com organização da UFPI. Esse ano, o evento retorna a cidade para trazer discussões a respeito da divulgação científica e a geoconservação (conservação de sítios geológicos e paleontológicos).

WhatsApp_Image_2023-07-27_at_11.39.55.jpeg

Fóssil de molusco em José de Freitas

O professor do curso de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, Juan Cisneros, considera que o evento é muito importante para o Piauí porque servirá para chamar a atenção ao legado paleontológico do estado, o qual é riquíssimo e ainda pouco conhecido. “Quando pensamos em fósseis no Piauí, muitos pensam na Serra da Capivara, mas temos grandes e importantes sítios ao redor de Teresina e, inclusive, dentro da própria capital, como é o caso da Floresta Petrificada no Rio Poty, onde estamos lutando há anos para que um museu seja construído. O tema da geoconservação é muito importante para o nosso estado, pois temos vários sítios paleontológicos com um grande potencial científico, turístico, pouco conhecidos ou vulneráveis à depredação. A Paleo NE vai colocar estes sítios em evidência e servirá como uma plataforma para planejar estratégias de divulgação e de proteção do nosso patrimônio paleontológico”, afirma.

WhatsApp Image 2023 07 27 at 11.41.28 copy copy

Tronco Petrificado às margens do Rio Poty em Teresina

As atividades principais do evento serão: apresentações orais e pôsteres, palestras, mesas-redondas, e duas excursões a sítios paleontológicos, um em José de Freitas e o outro às margens do rio Poty ao sul do município de Teresina, onde há uma floresta petrificada que ainda não foi estudada.