Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ação de preservação da natureza, UFPI participa de soltura de Caititus em Aroazes (PI)
Início do conteúdo da página

Ação de preservação da natureza, UFPI participa de soltura de Caititus em Aroazes (PI)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2023, 17h21

photo-output.JPG

Os mamíferos são vistos principalmente na região de Caatinga

Mais de 50 caititus que estavam sob o cuidado do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram soltos no município de Aroazes (PI). A ação contou também com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Segundo a coordenadora do NEPAS/UFPI, professora Lilian Catenacci, a soltura dos caititus auxiliou na conscientização geral e de discentes em relação à preservação da fauna e flora local.

“Os caititus têm um grande papel nas florestas, pois eles auxiliam na dispersão de sementes, e consequentemente ajudam na preservação do meio ambiente”, explicou a professora.

A docente destacou ainda que a Universidade propõe atividades com o intuito de incentivar os alunos que desejam atuar no nicho de animais silvestres. “A Universidade tem um papel fundamental, tanto no ponto de vista técnico, de capacitação de alunos que desejam trabalhar nessa área de animais silvestres, além de ser uma resposta à sociedade, auxiliando na conservação de animais que fazem parte da fauna piauiense. A ação de soltura fez com que nós cumpríssemos esses papéis”, concluiu Lilian Catenacci.

Gabriela Raulino, aluna do 4° período do curso de Medicina Veterinária, destacou a importância de verem os animais tendo a oportunidade de viverem livres. “Eu tinha acabado de ingressar no NEPAS e fui participar da soltura dos caititus. Então, no núcleo podemos acompanhar o fruto de todo o trabalho desenvolvido lá pelos médicos veterinários, zootecnistas e tratadores. É simplesmente incrível pensar nesses animais livres, na tentativa de restaurar na natureza um pouco do dano provocado pelo homem com a caça ilegal”, disse.

photo-output_1.JPG

Estudante de Medicina Veterinária, Gustavo D'avila

Gustavo D’avila, aluno de Medicina Veterinária, disse ser uma experiência única e muito gratificante. “Foi de suma importância pois, além de agregar conhecimento, essa oportunidade de participação nas solturas dos caititus foi uma maneira de aprender como atuar na nossa futura profissão. Como também temos a oportunidade de aprofundar a vivência, o conhecimento e aumentar a possibilidade de aplicar os fundamentos teóricos adquiridos na realidade da prática profissional”, afirmou.

60bbfae8-e687-4687-be4c-8de49c7cbb4f.JPG

O Núcleo de Estudos em Produção e Preservação de Animais Silvestres (NEPAS) cumpre função essencial de ensino, pesquisa e extensão na UFPI. É através dele que monografias, trabalhos de mestrado e doutorado são realizadas, além de aulas práticas na área de clínica, criação de animais silvestres, dentre outras.

Fim do conteúdo da página