Evento Demo Day conclui 1ª etapa de capacitação de projetos do InovaUFPI; inscrições estão abertas

WhatsApp_Image_2023-07-25_at_14.52.49.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia no 3 de agosto o “Demo Day”, evento desenvolvido em parceria com o Sebrae Piauí e que busca concluir a 1ª etapa de capacitação dos nove projetos de empreendimento selecionados para participar do programa InovaUFPI. O Demo Day é aberto ao público e acontecerá no Auditório do Departamento de Farmácia. Para participar, basta se inscrever através do link: https://www.sympla.com.br/evento/demo-day-inovaufpi/2080130 

25072023-DSC_0011.jpg

Gerente de Inovação da PROPESQI, Paulo Jordão; e o Coordenador de Pesquisa e Inovação em exercício, Professor Albemerc Moura de Moraes

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Inovação em exercício, Professor Albemerc Moura de Moraes, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFPI promove ações que canalizam forças com o intuito de fomentar a inovação no âmbito acadêmico. “Nesse sentido, estamos realizando o evento Demo Day para concluir a 1ª etapa de capacitação dos 9 projetos contemplados pelo InovaUFPI. Desta forma, eles serão avaliados por um banca de 3 membros, sendo um deles um professor empreendedor, que é o Gildário Lima, responsável por ministrar a palestra de abertura do evento. Então, estendemos o nosso convite à comunidade ufpiana para marcar presença no Demo Day. O evento está com inscrições gratuitas”, explicou. 

Conforme mencionado, os pitches dos projetos das 9 equipes de empreendedores serão avaliados, a exemplo do Professor Gildário Lima. Ele é cientista e pesquisador da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), além de CEO da Tron, startup de ensino de robótica que atua em todo o Brasil. 

Segundo o professor, além da avaliação dos projetos, o Demo Day também terá um espaço aberto para discussões, através da palestra “Ciência e Inovação: um caminho a ser construído a partir dos nossos cientistas”. Ele ressalta que esse é um debate necessário, visto que a inovação se tornou algo imprescindível nos dias de hoje. 

“A tecnologia está revolucionando em todas as áreas do conhecimento e nunca na história, a criatividade e selo científico foram tão importantes. Precisamos compreender que o melhor conhecimento surge da academia e por isso, é necessário repensar o olhar de como aplicar ciência no Brasil. Precisamos instruir nossos alunos e fornecer condições para nossos professores e pesquisadores”, destacou o pesquisador Gildário Lima.

Para o Gerente de Inovação da PROPESQI, Paulo Jordão, o Demo Day tem por finalidade preparar os projetos do InovaUFPI para que estejam mais competitivos ao mercado. “No momento em que o aluno e professor participam de iniciativas como essa, eles têm a noção de como o mercado avalia suas ideias. Assim, a Universidade realiza estratégias e ações que fomentam a criatividade acadêmica com o objetivo de promover seu conhecimento ao mercado”, pontuou.

O que é o InovaUFPI?

O programa InovaUFPI foi lançado com o objetivo de estimular a produção de conhecimento por meio do fomento ao empreendedorismo. Diante disso, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com o SEBRAE, investiu um total de R$ 250 mil em bolsas para alunos e professores que se inscreveram no projeto com o intuito de aperfeiçoar e potencializar produtos e serviços inovadores. 

Ao final do processo, as sugestões escolhidas foram pré-incubadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Teresina (INBATE), responsável pelo desenvolvimento das propostas através da capacitação de empreendedores e apoio na estruturação e sustentabilidade para futuros negócios.