Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) é reaberto
O Planetário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está oficialmente reaberto para visitação. Durante a manhã desta quinta-feira (20) o Reitor Gildásio Guedes visitou o espaço e verificou as manutenções feitas para a reabertura. Durante o período crítico da pandemia o Planetário esteve fechado, por conta disso foram realizadas manutenções e limpezas no espaço para proporcionar uma experiência confortável aos visitantes.
Com a reabertura, o local passa a receber estudantes da UFPI, comunidade externa e escolas públicas e privadas interessados em saber mais sobre Astronomia. E, com o intuito de aprimorar a experiência, o Planetário também promove observação com telescópio em dias específicos e uma sala interativa no prédio de Física que visa fazer demonstrações de experimentos científicos.
No início do ano, o reitor Gildásio Guedes, realizou uma visita técnica a fim de analisar o espaço com o objetivo de avaliar as urgências para efetuar a reabertura. “Assim que terminamos os anos de pandemia nós estivemos aqui fazendo uma visita e o ambiente não estava muito adequado para uso. A Administração Superior da UFPI e o Departamento de Física trabalharam para executar a abertura do espaço. Houve uma preparação para esse momento e, agora, o Planetário já está sendo usado pela comunidade.” O gestor ainda reforça a importância da UFPI, como uma instituição de ensino, na disposição desses espaços lúdicos para o aprendizado. “A UFPI precisa estar com todos os serviços integrados em forma de prestação de serviço para a comunidade que quer conhecer as coisas, que quer tomar conhecimento do que é novo. E o Planetário é um desses serviços. Então, a universidade como detentora desses recursos precisa estar presente em quase tudo, principalmente abrindo os espaços que ela tem”, conclui.
Reitor Gildásio Guedes em visita ao Planetário
Coordenado pela professora Cláudia Adriana Melo, o espaço fica localizado no Espaço Rosa dos Ventos e possui capacidade para 44 pessoas por sessão prometendo uma experiência imersiva no mundo da Astronomia.
O professor do curso de Física, Alexandre Maciel destaca a grande procura e movimentação que o Planetário vem recebendo desde a reabertura. “Desde o dia que reabrimos, estamos percebendo uma procura das pessoas pelo espaço. Fico feliz de ver a procura, pois o planetário é um instrumento de divulgação científica e é o único do estado nesse formato voltado para o tema de astronomia. Aqui nós conseguimos passar, por meio do audiovisual, projeções relacionadas ao universo num formato imersivo e lúdico para quem visita”, ressalta.
Professor do curso de Física, Alexandre Maciel
Segundo o professor, as visitas foram planejadas de duas formas. A primeira é a abertura pública que não precisa de agendamento, a pessoa chega e já pode entrar direto. E a outra é voltada para visitas de escolas, que funciona por agendamento feitas pelo e-mail:
Para cuidar da organização dos horários, agendamentos e zelo do ambiente, o Planetário tem a presença de monitores que são alunos da própria universidade. A aluna do curso de Bacharelado em Física, Janaina Silva, acredita que a oportunidade é uma experiência de aprendizado, e que a melhor parte é poder proporcionar conhecimento a comunidade acadêmica e externa. “É muito legal ajudar a despertar o interesse nas pessoas. Eles vêm aqui assistir os filmes projetados e a gente consegue despertar nesse pessoal um pouco de curiosidade para aprenderem um pouco sobre o nosso universo, ter um certo conhecimento sobre astronomia e tentar entender um pouco que ela não é uma ciência distante e que ela está presente nas nossas tecnologias. A astronomia é algo que remete não só ao nosso passado como também está presente nas grandes tecnologias sendo desenvolvidas nos estudos em pesquisa espacial. Nosso intuito é levar isso pro pessoal de uma forma simples e lúdica”, afirma.
Aluna do curso de Bacharelado em Física, Janaina Silva é monitora no Planetário