Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro coeditado pela EDUFPI aborda São Luís como Patrimônio da Humanidade

Livro coeditado pela EDUFPI aborda São Luís como Patrimônio da Humanidade

Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 16h39

Sessão solene de lançamento de livro na Academia Maranhense de Letras

A obra “Pátina do tempo” de autoria do professor Fonseca Neto, do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi lançada na Academia Maranhense de Letras (AML) no dia 16 de julho. O livro, que é uma coedição entre a EDUFPI e a Editora Nova Aliança, é resultado da tese doutoral do autor, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão.

De acordo com o presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, a obra se trata de estudo concentrado no campo das Políticas Públicas, da História e da Urbanidade.

O livro aborda a inscrição de São Luís entre as cidades protegidas pelo Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil e da Humanidade (Unesco): concepções e práticas nos projetos implantados nas três décadas desde os anos 1980 ao começo do século XXI. Diálogos com ilustração de Melo e Póvoas e a inspiração de Phelipe Andrès.

Na oportunidade, o professor Fonseca Neto explicou o motivo do patrimônio histórico de São Luís ser protegido em quatro níveis institucionais (municipal, estadual, federal e mundial).

“A Pátina do tempo são os sinais vivos – patrimônio – que o passado deixou gravados no corpo e rosto da cidade-filha do Equinócio”, afirmou Fonseca Neto.

A sessão de lançamento foi conduzida pelo presidente da AML, Lourival Serejo, e contou também com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado; e membros da AML – Lino Raposo Moreira, Laura Amélia Damous, José Neres, José Ewerton Neto, Benedito Buzar, Mont’Alverne Frota, Alex Brasil e José Carlos Sousa.

Também se fizeram presentes o acadêmico Felipe Mendes; membros da Academia de Letras, História e Memória da Região Integrada de Pastos Bons e da Academia de Letras de Passagem Franca; e o deputado federal Márcio Jerry, além de professores, amigos do autor e outros convidados.

*Com informações e imagem da Academia Piauiense de Letras (APL)