Reunião discute as comemorações dos 50 anos da 1ª Turma do Curso de Medicina do Piauí

primeiraturmamedicina-10.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria 

Na manhã desta quarta-feira (19/07), uma reunião foi realizada no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Piauí para discussão das comemorações dos 50 anos da 1ª Turma do Curso de Medicina do Piauí. Estiveram presentes na reunião o Vice-Reitor no exercício da Reitoria da UFPI, Viriato Campelo, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cavalcante e a comissão que organiza a solenidade, formada pelo médico José Teixeira Andrade (formando da turma); Márcia Lopes Ribeiro Soares (viúva do formando Ubirajara Ribeiro Soares) e Maria Lúcia Salomão Evangelista Noronha (viúva do formando José Antônio Sena Noronha).  

As comemorações devem ter início no dia 18 de outubro, em alusão ao Dia do Médico. A programação de festividades inclui homenagens aos formandos do curso, palestras, missa em ação de graças, entrevistas especiais, além do relançamento de livro sobre a história do curso de Medicina na UFPI. Maiores detalhes acerca das atividades que serão realizadas devem ser divulgadas no mês de agosto. 

primeiraturmamedicina-20_copy.jpg

Vice-Reitor da UFPI no exercício da Reitoria, Viriato Campelo 

Para o Vice-Reitor, Viriato Campelo, essa celebração é muito especial e deve reforçar a importância que o curso de medicina da Universidade teve na consolidação da área da saúde no estado do Piauí. “A UFPI se sente honrada em participar das comemorações dos 50 anos do curso de Medicina. A graduação levou para a sociedade grandes médicos, profissionais que ampliaram o serviço de saúde. Hoje, nossa cidade Teresina tem um polo de saúde que é referência e muitos médicos formados aqui passaram a fortalecer esse setor,” explicou.

primeiraturmamedicina-15.jpg

Médico José Teixeira Andrade se formou na 1ª turma do Curso de Medicina do Piauí

O médico José Teixeira Andrade, formando da turma, explica como foi pensada a celebração. “A ideia surgiu de reuniões que nós, formandos, já temos o costume de realizar, então pensamos em fazer uma comemoração maior para marcar essa data importante. Esse grupo de formandos foi responsável por começar um processo de avanço na medicina no estado do Piauí, fomos preparados por grandes professores,” destacou. 

São profissionais formados nessa turma: Amédio Báia de Oliveira, Antônio Carlos Pires Ferreira, Antônio Coelho de Resende, Ana Amélia Martins Soares, Ana Luisa de Sousa Martins, Celso Pires Ferreira, Djalma Lima Martins, José Batista Fonseca, José Gonçalves Cordeiro Filho, José Teixeira Andrade, Júlio César Ayres Ferreira, Maria do Perpétuo Socorro Gomes Melo, Maria José Braga Caribé, Marilles Porto Matos, Milton Ferreira Oliveira, Reinaldo Mendes de Oliveira, Raimundo de Morais Bessa, Rosa Maria Veras e Silva e Rodrigo Mendes Ayres Lima. Os médicos In memorian: Elon Constantino de Aguiar, José Antônio Sena Noronha, José Aquiles Filho, José Luiz da Cunha Torres, José Ribamar Francisco Dantas, Maria Teresa Melo Costa, Roger Aragon de Moraes Marinho, Ubirajara Ribeiro Soares, Moisés Pedreira Pimentel Neto e Laudenides Brito Fernandes.

primeiraturmamedicina-14.jpg