Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grupo de Teatro da LEdoC/CCE retoma às atividades artístico-culturais

Grupo de Teatro da LEdoC/CCE retoma às atividades artístico-culturais

Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 08h59

teatro 1 copy

O grupo teatral, composto pelos discentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) do Centro de Ciências da Educação (CCE), retornou às atividades de encenação no turno da noite no dia 5 de julho, nas dependências do Colégio Técnico de Teresina (CTT), como forma de integração cultural e incentivo à permanência dos alunos na universidade.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo é organizado a partir dos pressupostos da Pedagogia da Alternância, que se divide em dois tempos formativos: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade. Desde o dia 26 de junho até o dia 04 de agosto, os alunos estão em Tempo Universidade, cursando as disciplinas em tempo integral.

"Tenho boas expectativas para o teatro. Ele [o teatro] me ajudará no meu desempenho acadêmico e servirá como válvula de escape durante este tempo em que permanecerei na UFPI realizando as atividades do Tempo Universidade", disse a aluna Elaine Andrade.

O projeto, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI, é coordenado pelos professores da LEdoC Keylla Rejane Almeida Melo e Luiz Jesus Santos Bonfim, e dirigido pelo teatrólogo Roberth Sousa, professor da Escola Técnica Estadual de Teatro Porf. José Gomes Campos.

Segundo a Profa. Keylla Melo, o que se pretende com o projeto é visibilizar o teatro como possiblidade de ampliação de uma visão crítica de mundo, tanto daqueles que encenam no palco quanto daqueles que assistem aos espetáculos. A ideia é levar o teatro às comunidades camponesas atendidas pela LEdoC, tornando essa expressão artística acessível às populações do campo, historicamente excluídas do usufruto da arte produzida pela humanidade.

Os ensaios da equipe teatral acontecerão às quartas-feiras e quintas-feiras no período noturno. O grupo realizará a encenação da obra "O casamento da Maria Feia", que será levada, a partir do segundo semestre de 2023, a comunidades camponesas do Piauí.

teatro 2