Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Concluída cooperação técnica para implantação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 16h34

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal do Piauí informa que no dia 12 de Julho foi finalizado o processo de desmembramento entre a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a UFPI. A reforma contou com a assistência do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e foi encerrada através do desmembramento da estrutura administrativa da UFDPar com a UFPI. O encaminhamento da reforma decorreu em função do Termo Aditivo Nº 05 da cooperação técnica celebrada entre o Ministério da Educação (MEC) e a UFPI - UFDPAR/2023, publicado no Diário Oficial da União no dia 16 de fevereiro de 2023.

Originalmente, a UFDPar foi criada como um campus da Universidade Federal do Piauí e desmembrou-se da UFPI em 2019. O Reitor em exercício e vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressalta que mesmo com a separação concluída, as parcerias entre as duas instituições continuam para sempre levar educação de qualidade para o Piauí.

posse220423-122_1.jpg

Reitor em exercício e vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

“Desde a criação da UFDPar, a UFPI tem contribuído de forma efetiva no treinamento e capacitação da equipe da UFDPar, que mesmo agora sendo efetivada a separação através da reforma, a parceria e o compromisso interinstitucional das duas universidades vai permanecer de forma solidária e responsável frente aos princípios da gestão pública. Mantemos o compromisso da Universidade Federal do Piauí nessa colaboração mesmo depois da reforma em qualquer apoio que a nova universidade precisar”, pontuou o gestor.

WhatsApp_Image_2023-07-17_at_18.50.47.jpeg

Reitor Pro Tempore da UFDPar, João Paulo Sales Macedo

O Reitor Pro-Tempore da UFDPar, João Paulo Sales Macedo, agradeceu a UFPI pela parceria e ajuda no processo da reforma administrativa.“O dia 12 de julho é e será uma data que entra para história da UFDPar e UFPI. Desde a lei de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, a partir de 11 de abril de 2018, as duas instituições caminharam de mãos dadas, com todo apoio e suporte necessário da UFPI, e aqui gostaria de abrir um parêntese para agradecer ao Reitor, Prof. Gildásio Guedes, e a Superintendente de Recursos Humanos, Professora Flávia Lorenne, que não mediram esforços para nos auxiliar nesse processo e apesar de estarmos de fato separados, a disponibilidade permanece”, afirmou.

A Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne, explica que a UFPI, como instituição-mãe, colaborou prontamente na condução de alguns processos administrativos da nova universidade. “Para chegar efetivamente na reforma, nesse encerramento institucional dessa tutoria com a UFDPar, foi um trabalho coletivo, um trabalho construído desde o final do ano passado que se intensificou nos últimos meses. A UFPI sempre esteve de prontidão para auxiliar. Também tivemos o apoio incansável da PROGEP da UFDPar, em nome do Aurélio e de toda a equipe, assim como a equipe do MGI que esteve engajada nesse momento que celebramos como histórico. Agora temos uma universidade no nosso litoral que cumpre o papel institucional com a educação brasileira pública”, afirmou.

A partir de agora a UFDPar passa a ser unidade pagadora, com autonomia para realizar a gestão do quadro de servidores, por meio do banco de professor equivalente e do quadro de referência dos servidores técnico-administrativos, dessa forma todo o quadro de pessoal passa a ser oficialmente da UFDPar.

Para o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Aurélio Vinicius Araújo Silva,é um momento de comemoração, amadurecimento e desafios com certeza que todos estão unidos em prol da instituição.

“Agradeço ao Reitor, Professor João Paulo, pela coragem e confiança ao determinar a reforma administrativa e dizer que meu coração enche de alegria e esperança. Estou motivado para contribuir ainda mais com a UFDPar”, comentou o Pró-Reitor.