Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Embaixada da Suécia promovem amanhã (18) o Sweden Day Piauí

UFPI e Embaixada da Suécia promovem amanhã (18) o Sweden Day Piauí

Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 16h09

SWEDEN-DAY-UFPI.jpg

Em parceria inédita, a Universidade Federal do Piauí e a Embaixada da Suécia promovem ao longo da manhã desta sexta-feira (18/8) o evento Sweden Day Piauí no Cine Teatro da UFPI. A ação é oportuna para apresentar aos estudantes, no âmbito da graduação e pós-graduação, informações sobre possibilidades de estudos em um dos países recordistas nos índices de educação global. O evento será transmitido no canal UFPITV no YouTube.

O Dia da Suécia marca o início da colaboração entre a Suécia e a UFPI, que pode resultar, pela primeira vez, na assinatura de convênios e acordos de cooperação, mobilidade estudantil de graduação, bolsas de pós-graduação e atuação em projetos de pesquisa.

Na ocasião, o palestrante Leandro M. Rocha, assessor da embaixadora sueca no Brasil, Karin Wallensteen, irá apresentar as oportunidades oferecidas pelo Swedish Institute Scholarships for Global Professionals (Programa de Bolsas de Estudos do Instituto Sueco para Profissionais Globais), que é o mais abrangente programa de bolsas de estudos integrais, patrocinado pelo governo da Suécia.

O programa custeia o deslocamento aéreo, a mensalidade, a moradia e oferece 500 bolsas por ano para países em desenvolvimento, incluindo o Brasil, que se destaca com 10 a 15 bolsas por ano.

Também é a oportunidade ideal para estudiosos dos diferentes níveis de ensino, da graduação à pós-graduação, apresentarem temáticas e propostas de pesquisas que podem estar em consonância com estudos em desenvolvimento em universidades suecas.

A Suécia se destaca em cinco eixos de pesquisa e inovação: aeronáutica, saúde, bioeconomia (aproveitamento de biomassa), cidades inteligentes e mineração sustentável. Em colaboração com o Brasil, o país registra mais de mil publicações científicas por ano.

O pontapé inicial para a realização do Sweden Day no Piauí foi dado durante uma visita feita pelo Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, pelo Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, pela senadora Jussara Lima (PSD-PI) e pelo deputado federal Júlio César Lima (PSD-PI) à embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen, em abril de 2023, em Brasília (DF).