Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante da UFPI realiza intercâmbio em laboratório internacional no México

Estudante da UFPI realiza intercâmbio em laboratório internacional no México

Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 13h37

medicinaveterinaria.png

Estudante de Medicina Veterinária participa de intercâmbio no México

O aluno Felipe José da Costa Andrade do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, realizou entre abril e junho de 2022 intercâmbio no Laboratorio Mixto Internacional Eldorado, em Yucatán, no México. Com atividades de pesquisas de campo com aves, morcegos e roedores. Além disso, desempenhou pesquisas em laboratório e atividades de educação em saúde com crianças mexicanas.

Segundo Felipe Andrade, a experiência do intercâmbio é fundamental para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes. Proporcionando a oportunidade de ampliar horizontes, conhecer diferentes culturas e adquirir novos conhecimentos em uma área específica.

“O objetivo do intercâmbio foi me aprofundar em estudos e práticas relacionadas à pesquisas em medicina da conservação. Durante o estágio, tive a oportunidade de participar de diversos trabalhos com aves silvestres, roedores e morcegos. Essas espécies são de grande relevância para a medicina veterinária, uma vez que estão diretamente ligadas à transmissão de patógenos e à saúde do ecossistema. Em suma, foi uma experiência enriquecedora de forma profissional e pessoal”, disse o estudante Felipe Andrade.

As pesquisas de campo com aves silvestres, morcegos e roedores visou compreender a relação entre a saúde desses animais e os fatores ambientais. Os dados coletados poderão contribuir para a conservação das espécies e para a identificação de possíveis ameaças à sua saúde.

O intercâmbio em um laboratório internacional proporcionou ao estudante da UFPI de Bom Jesus uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos na área da Medicina Veterinária. Além de contribuir para o avanço da ciência, o estágio permitiu que o estudante desenvolvesse habilidades práticas e ampliasse sua rede de contatos profissionais.

Felipe Andrade é integrante do Grupo de Estudos em Biodiversidade (GBIO) e do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS), ambos têm se destacado na formação de alunos qualificados na área de Medicina Veterinária de animais selvagens. O intercâmbio realizado pelo estudante é mais um exemplo do comprometimento dos grupos de estudos e da orientadora Professora Lilian Catenacci em proporcionar aos seus estudantes experiências enriquecedoras e oportunidades de aprendizado em âmbito nacional e internacional.

medicinaveterinaria2.png