Estudante da UFPI realiza intercâmbio em laboratório internacional no México

medicinaveterinaria.png

Estudante de Medicina Veterinária participa de intercâmbio no México

O aluno Felipe José da Costa Andrade do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, realizou entre abril e junho de 2022 intercâmbio no Laboratorio Mixto Internacional Eldorado, em Yucatán, no México. Com atividades de pesquisas de campo com aves, morcegos e roedores. Além disso, desempenhou pesquisas em laboratório e atividades de educação em saúde com crianças mexicanas. 

Segundo Felipe Andrade, a experiência do intercâmbio é fundamental para o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes. Proporcionando a oportunidade de ampliar horizontes, conhecer diferentes culturas e adquirir novos conhecimentos em uma área específica. 

“O objetivo do intercâmbio foi me aprofundar em estudos e práticas relacionadas à pesquisas em medicina da conservação. Durante o estágio, tive a oportunidade de participar de diversos trabalhos com aves silvestres, roedores e morcegos. Essas espécies são de grande relevância para a medicina veterinária, uma vez que estão diretamente ligadas à transmissão de patógenos e à saúde do ecossistema. Em suma, foi uma experiência enriquecedora de forma profissional e pessoal”, disse o estudante Felipe Andrade.

As pesquisas de campo com aves silvestres, morcegos e roedores visou compreender a relação entre a saúde desses animais e os fatores ambientais. Os dados coletados poderão contribuir para a conservação das espécies e para a identificação de possíveis ameaças à sua saúde.

O intercâmbio em um laboratório internacional proporcionou ao estudante da UFPI de Bom Jesus uma oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos na área da Medicina Veterinária. Além de contribuir para o avanço da ciência, o estágio permitiu que o estudante desenvolvesse habilidades práticas e ampliasse sua rede de contatos profissionais.

Felipe Andrade é integrante do Grupo de Estudos em Biodiversidade (GBIO) e do Grupo de Estudos em Animais Selvagens (GEAS), ambos têm se destacado na formação de alunos qualificados na área de Medicina Veterinária de animais selvagens. O intercâmbio realizado pelo estudante é mais um exemplo do comprometimento dos grupos de estudos e da orientadora Professora Lilian Catenacci em proporcionar aos seus estudantes experiências enriquecedoras e oportunidades de aprendizado em âmbito nacional e internacional.

medicinaveterinaria2.png