Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA) divulga programação com palestrantes

Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 15h23

IX Jubra

Nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro,  o IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA), sediado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizará uma série de encontros com o tema “Juventudes e Outros Modos de Viver: rebeldias, resistências e autonomias”. O evento contará com uma rica programação com a presença de 14 palestrantes e a realização de mesas-redondas, grupos de trabalhos, debates, conferências e apresentações de atividades científicas e culturais que tem como objetivo promover um espaço de discussão e intercâmbios entre pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, profissionais e interessados. As inscrições seguem disponíveis e podem ser feitas por aqui.

Na UFPI, participam das comissões docentes dos programas de Pós-Graduação em Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos núcleos de pesquisas, como NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF.

Saiba mais sobre alguns palestrantes e seus perfis

Para conferir todos os palestrantes, acesse o site oficial do evento (https://www.jubra2023.com.br/).

Fabrizio Lorusso:

É mestre e doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México, respectivamente, com pesquisas sobre a história das relações entre os Estados Unidos e a América Latina no século XX e a história da educação empresarial, nível de MBA e os processos de americanização na América Latina.

Suas principais linhas de pesquisa são: violência, desaparecimento e busca de pessoas no México e Guanajuato; história, repertórios e organização de coletivos de familiares de pessoas desaparecidas; análise e crítica da globalização e do desenvolvimento no contexto do neoliberalismo; concepções e configurações do tecido social.

Paula Guerra:

É professora de Sociologia na Universidade do Porto e Investigadora no Instituto de Sociologia da mesma Universidade. É investigadora sénior do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto, do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) e do DINÂMIA'CET – Iscte, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território. É fundadora/coordenadora da Rede Todas as Artes: Rede Luso-Afro-Brasileira de Sociologia da Cultura e das Artes. Paula é a fundadora/coordenadora da KISMIF.

Paula coordena vários projetos de investigação subordinados às culturas juvenis, sociologia das artes e da cultura, cocriação, metodologias e técnicas de investigação, culturas DIY, entre outros temas. Tem igualmente acompanhado e orientado vários projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento nas áreas acima mencionadas. É membro do conselho editorial de várias revistas nacionais e internacionais, assim como editora e revisora de vários artigos e livros, a nível nacional e internacional.

Carles Feixa:

É professor titular de antropologia social da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona). É autor e coautor de mais de 50 livros, entre eles "De jóvenes, bandas y tribus” (Barcelona, 1998, 5ª Ed. 2012), “Jovens na América Latina” (SP, 2004), “Juventude, Espaço e Tempo” (Bonston & Leiden, 2016) e membro do conselho editorial da Revista Latinoamericana de Ciências Sociales, Ninez y juventud (Colômbia). Também foi consultor em políticas de Juventude para as Nações Unidas.

Miriam Abramovay:

É coordenadora do programa de Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso-Br). Coordena o Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Juventude (Flacso-Br), pesquisando o Papel da Educação para Jovens afetados pela Violência e outros riscos no Ceará e no Rio Grande do Sul em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e com a Fundação Real Madrid.

Foi pesquisadora de diversas organizações como UNICEF, BID, INEAM, FNUAP, UNIFEM, professora da Universidade Católica de Brasília, vice-coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas (Convênio UCB/UNESCO), atuando em várias pesquisas da UNESCO, foi Conselheira do CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude), Coordenadora de pesquisas da RITLA (Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana). Miriam também é autora e coautora de vários livros e artigos nos temas de Juventudes, Violências nas Escolas, Gênero com ênfase em educação, gênero, violências e juventudes, juventudes e políticas públicas, gangues e segregação social.

Programação do IX JUBRA

Na Quarta-Feira (29) o evento será iniciado a partir das 10h da manhã com o credenciamento dos participantes. A partir das 14h, o evento segue com minicursos, oficinas, mesa de abertura, conferência de abertura e apresentação cultural.

Já no segundo dia, o evento ocorrerá das 08h às 18h30 contando com a Assembleia da RedeJubra, Tendas Temáticas, Apresentação de Podcasts e/ou Mostra Audiovisual, Exposições de Audiovisual, Mesas-Redondas, Lançamento de Livros e o Memorial Janaína.

Por fim, o último dia terá início a partir das 09h30 e encerrará às 20h, sendo composto por Simpósios Temáticas, Tenda temática: Conversando sobre Ensino Médio, Exposição de Audiovisuais, GTs, Conferência de Encerramento com Leitura da “Carta das Juventudes do IX JUBRA Teresina” e Evento Cultural.