No dia 23 de junho, o Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia da Universidade Federal do Piauí (GEPAR/UFPI) levou estudantes do ensino médio e professores de Bom Princípio do Piauí, sob a coordenação da Professora Elaine Ignácio, para uma atividade de campo no povoado Brejo, localizado na zona rural do município. Na oportunidade, eles foram guiados pelo senhor Francisco de Assis e seu neto, Davi Vieira, para explorar as belezas naturais do extenso quintal deles.
De acordo com a professora Elaine Ignácio, o quintal revelou-se uma verdadeira joia da região. Com uma mata densa, onde os galhos das árvores cobrem o chão do sol, o local é uma verdadeira reserva de fauna e flora exuberantes. Além da riqueza biológica, o povoado Brejo também guarda um importante valor histórico. Durante a visita, foram encontradas gravuras e pinturas rupestres, revelando a presença ancestral de povos que habitaram a região. Os afloramentos rochosos e nascentes d’água presentes no local acrescentam uma atmosfera de mistério e encanto, conferindo ainda mais valor à visita.
Ainda segundo a professora Elaine, a imensa riqueza dessas terras reflete a importância que elas têm para a família, sendo um legado transmitido de geração em geração e preservado com muito cuidado. Essas terras representam uma conexão profunda com a natureza e a história da região, e a visita da equipe GEPAR possibilitou que essa relação fosse explorada e valorizada.
Mais informações, acesse o site do grupo de pesquisa.