Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra campanha nacional por repatriação de patrimônio cultural brasileiro
Início do conteúdo da página

UFPI integra campanha nacional por repatriação de patrimônio cultural brasileiro

Imprimir
Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 11h41

PPA_Cultura_Twitter_Arqueológico_1.png

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) integra e apoia grupo interdisciplinar de especialistas e membros da sociedade civil que apresentou proposta para viabilizar investimentos na preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro, com foco na repatriação de bens culturais. A ideia é mobilizar a sociedade a participar com sugestões da elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 por meio de campanha disponível no portal “Brasil participativo” do Governo Federal.

WhatsApp_Image_2023-07-05_at_11.32.52.jpeg

Professor do Curso de Arqueologia da UFPI, Prof. Juan Cisneros

Um dos articuladores da proposta, o Prof. do Curso de Arqueologia da UFPI, Prof. Juan Cisneros, explica que a inclusão da proposta de conservação no PPA vai significar “a restituição e a valorização do patrimônio cultural que passará a ser prioridades na atual gestão do Governo Federal”.

O pesquisador destaca que a iniciativa já trouxe resultados positivos ao País, ao colaborar com a recente repatriação de um fóssil de dinossauro conhecido como Ubirajara jubatus, encontrado na Chapada do Araripe (região entre PI, CE e PE) e posteriormente adquirido ilegalmente por um museu na Alemanha. O fóssil foi restituído e agora encontra-se no Cariri, no Sul do Ceará.

O Professor reforça a importância da campanha para o Piauí. “Temos a maior quantidade de sítios com arte rupestre e os mais antigos registros humanos do continente, temos uma floresta petrificada, mais antiga que os dinossauros dentro da nossa capital. Essa riqueza toda precisa ser mais conhecida, valorizada e protegida. Por isso, é importante que todos votem a favor da proposta”, destaca o professor.

Participe - Para que a iniciativa seja levada em consideração pelos ministérios é necessário que atinja pelo menos 30 mil votos até o dia 14 de julho. Por isso, é tão importante a participação popular,  pontua Cisneros. 

Para ajudar na votação da proposta, basta cadastrar cpf e senha. 

Confira o passo a passo clicando no link: redepatrimonio.com.br

Fim do conteúdo da página