UFPI se prepara para ser 1º posto aplicador de Certificação em Língua Portuguesa para Estrangeiros no Piauí
Comitiva integrante da visita de credenciamento. Da esquerda para a direita: Profa. Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão, Prof. Carlos André Pinheiro, Profa. Patrícia de Oliveira Lucas, Profa. Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, Profa. Ana Cláudia Oliveira Silva e Profa. Juliana Castelo Branco Paz da Silva.
No mês de junho, a Universidade Federal do Piauí avançou rumo ao reconhecimento da instituição como centro aplicador do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.
A visita de credenciamento (realizada nos dias 06 e 07 de junho), foi liderada pela Profa. Matilde Virgínia Ricardi Scaramucci, integrante da Comissão Técnico-Científica Celpe-Bras e pelo representante do Instituto Anísio Teixeira (Inep), Gustavo Freitas Amora, membro da Coordenação-Geral de Exames para Certificação (CGED).
Os dois pesquisadores foram recebidos por integrantes do corpo docente da Coordenação de Letras Estrangeiras (UFPI), que na ocasião, foram orientados sobre o passo a passo da aplicação de cada etapa da prova.
A certificação da UFPI terá um impacto direto nas políticas de acolhimento da instituição, que passará a oferecer o único certificado de proficiência em língua portuguesa reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. O Celpe-Bras conta, atualmente, com 126 postos aplicadores, sendo 48 deles no Brasil e 78 no exterior.
Origens do Celpe-Bras
O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), instituído por meio da Portaria nº 1787, de 1994, foi desenvolvido por um grupo de especialistas do Ministério da Educação a partir da década de 1990.
Anos depois, em 2009, passou a ser de responsabilidade do Inep. A proposta inicial era atender as demandas do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e Pós-Graduação (PEC-PG).
O exame é aceito por empresas e instituições de todo o mundo como comprovação de proficiência em português. Também é pré-requisito para a validação de diplomas estrangeiros de profissionais que desejam trabalhar no Brasil.
Alguns conselhos profissionais também exigem o Celpe-Bras de profissionais estrangeiros interessados em trabalhar no Brasil e que precisam comprovar proficiência em língua portuguesa.
Para a Profa. Matilde Scaramucci, que também é docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o credenciamento da UFPI é um passo importante. “O exame na UFPI vai ampliar a possibilidade de os estrangeiros que vivem em Teresina e em outras cidades do estado de fazerem o exame. Hoje eles têm ido para Fortaleza, que fica a 600 quilômetros de distância”, destaca.
Importância do CELPE-Bras no processo de internacionalização
A Profa. Ana Cláudia Oliveira Silva, docente da UFPI e coordenadora pedagógica de Português Língua Estrangeira (PLE) do Idiomas Sem Fronteiras (IsF), comemora os resultados alcançados. “Essa vitória é uma luta de anos da área de Português Língua Estrangeira da nossa universidade”, diz ela.
Na ocasião, a professora também explicou o avanço que a aplicação do exame trará para a universidade, sendo exemplo para outras instituições que também buscam pela capacitação.
Exames como o CELPE-Bras são importantes para compor ações de internacionalização da Língua Portuguesa e Cultura Brasileira.
“O credenciamento contribui para as reflexões sobre políticas linguísticas de difusão internacional do Português e, portanto, influencia o ensino de português como língua estrangeira. Vale ressaltar também, que a Língua Portuguesa vive um momento político de internacionalização cada vez maior”, conclui a professora.
Simulação de aplicação de aplicação da prova oral, com conversação e testes de interpretação
Capacitação e participação de integrantes do GCUB-Mob
Os professores que integraram a comitiva de recepção receberam capacitação para a aplicação da parte escrita e da parte oral da prova. Todos os docentes que forem designados para aplicar o teste precisarão passar por um curso capacitante.
O processo precisa estar de acordo com as normas estabelecidas pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB).
A última etapa do encerramento da visita de credenciamento contou com uma simulação de aplicação de prova oral feita com a participação especial dos pesquisadores de Honduras, Haiti, Moçambique e Colômbia selecionados na primeira edição do GCUB-Mob, para a realização de estudos e pesquisas de pós-graduação na UFPI.
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