Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Stand da UFPI leva inovação e ciência para a feira Bom Jesus Agroshow

Stand da UFPI leva inovação e ciência para a feira Bom Jesus Agroshow

Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 08h45

WhatsApp_Image_2023-07-03_at_14.31.14.jpeg

Reitor Gildásio Guedes durante 2ª edição da feira Bom Jesus Agroshow

O Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), da Universidade Federal do Piauí, marcou presença na 2ª edição do evento “Bom Jesus Agroshow”, que ocorreu entre os dias 29 de junho e 1º de julho. Na oportunidade, estudantes e professores da UFPI apresentaram exposições didáticas, palestras e oficinas com temáticas sobre o cenário da agropecuária. O Reitor Gildásio Guedes e o Diretor do CCA, Willams Neves, também prestigiaram o evento.

Em suas palavras, o Reitor Gildásio enfatiza que a Universidade participar da feira demonstra o fortalecimento de ações que levam o conhecimento para a comunidade. “É sempre importante a UFPI se fazer presente em eventos fora do ambiente científico, não só para a nossa sociedade saber o que produzido dentro da Instituição, mas também para prestar esclarecimentos e trazer ensinamentos sobre tecnologias e recursos que serão implementados no setor agropecuário”, frisou.

WhatsApp_Image_2023-07-03_at_14.31.09.jpeg

O Diretor do campus de Bom Jesus, Everaldo Moreira, destacou a presença da Universidade no evento. “O comparecimento da UFPI em eventos dessa magnitude é de suma importância, principalmente para divulgarmos as ações desenvolvidas para aquele público que não está presente no processo de elaboração do ensino e da pesquisa que a Instituição proporciona”, afirmou.

A professora do curso de Ciências Biológicas, Wanna Santos, explicou as ações realizadas no stand. "Uma feira como a Bom Jesus Agroshow atrai toda a comunidade bom-jesuense e entornos, dentro deste público temos grandes e pequenos produtores, alunos de escolas públicas e os próprios alunos da nossa Instituição. Sabendo disso, o stand da UFPI foi pensado e organizado para atender principalmente aos estudantes das escolas públicas e aos pequenos produtores. Assim, o nosso espaço está dividido em três núcleos: Educação, Produção Animal, Produção Vegetal", disse.

Para a professora do curso de Medicina Veterinária, Márcia Paula Farias, a feira enriqueceu a formação acadêmica dos estudantes. "Percebemos aqui um espaço propício para contribuição e divulgação de novas tecnologias, voltadas para sanidade e reprodução na pecuária, bem como atuando na capacitação técnica dos novos profissionais da Medicina Veterinária", pontuou.

Ao todo, 120 alunos da Universidade estiveram envolvidos no stand da instituição no evento. Entre o grupo, alunos do curso de Medicina Veterinária marcaram presença com exposições que abordam a veterinária preventiva para produtores.

WhatsApp_Image_2023-07-03_at_14.31.11.jpeg

Espaço com maquetes da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP)

Tiago Rodrigues, que é aluno do 9° período e faz parte da Liga Acadêmica de Medicina Veterinária Preventiva (LAVEP), abordou o trabalho que a liga ofereceu para a comunidade agropecuária durante os dias do evento. "Nós temos tratado, ao longo do evento, temáticas relacionadas à ovinocaprinocultura. Na reprodução, falamos sobre a biotécnica da reprodução que visa melhorar o índice reprodutivo de rebanhos de bovinos e de caprinos. Então, a gente tem procurado levar aos produtores, métodos de conservação no período da seca na nossa região, assim como também na parte de nutrição, sanidade e saúde pública", concluiu.

Confira mais fotos:

agroshow1.pngagroshow.png