Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NESP/UFPI participa da Oficina de Planejamento em Educação da Fiocruz

NESP/UFPI participa da Oficina de Planejamento em Educação da Fiocruz

Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 16h15

WhatsApp_Image_2023-06-26_at_2.27.15_PM.jpeg

Nos dias 22 e 23 de junho, o Núcleo de Estudo em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (NESP/UFPI) participou da oficina de Planejamento em Educação da Fundação Oswaldo Cruz Piauí (Fiocruz-PI). Durante os dois dias de evento, foram discutidas as necessidades de ações educativas voltadas para o Piauí e possíveis soluções para desafios educacionais. Representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), estiveram presentes na oficina: o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP), Profa. Lucia Vilarinho; o Sub-Coordenador do NESP, Prof. Emílio Marques e o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Prof. Francisco de Assis de Sousa.

Durante a oficina, o NESP apresentou proposta de agenda de parceria FIOCRUZ-UFPI e trabalho conjunto para o fortalecimento de ações de ensino, pesquisa, gestão e assistência em saúde. Dentre algumas sugestões apresentadas, estão o fomento à pós-graduação com a criação de cursos de mestrado e doutorado; realização de pesquisa com Intercâmbio acadêmico de docentes e discentes para troca de conhecimento, tecnologias e experiências de expertise da Fiocruz; políticas e práticas de saúde destinadas às populações vulneráveis, em especial as quilombola.

WhatsApp_Image_2023-06-26_at_2.27.15_PM_1.jpeg

A oficina foi promovida pela FIOCRUZ-PI, coordenada por Jacenir Mallet

Além de pautar demandas da educação no estado, um dos principais objetivos da oficina é fortalecer o escritório da Fiocruz Piauí. Além de discussões, o evento também incluiu apresentações de atrações culturais, debates, rodas de conversa e análises das produções em teses e dissertações.

A oficina também contou com a presença da Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da FIOCRUZ, Profa. Cristiani Vieira Machado; da Coordenadora Geral de Educação, Profa. Cristina Guilam e da pesquisadora da Fiocruz, Tânia Celeste Matos Nunes, que foi homenageada pela UFPI com a Medalha do Mérito em Saúde.