Cerimônia de Posse do novo presidente da ALVAL, Viriato Campelo
Aconteceu sábado (24/6) a posse da Diretoria Executiva da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) para o biênio 2023/2025. Na ocasião, o vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, foi empossado como novo presidente da Academia. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Barras, cidade onde se localiza a sede da Academia, e contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes, do Pró-Reitor de Planejamento, Luis Carlos Sales, de familiares do novo presidente, além de autoridades e outros imortais da academia.
Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, atual presidente da ALVAL
O vice-reitor assume a presidência no lugar do acadêmico Raimundo Dutra, que agora é vice-presidente. Para Viriato, o momento reforça a importância do fortalecimento das relações da Universidade com outras instituições produtoras de conhecimento. “Estamos assumindo as funções de coordenar uma importante academia, o que nos possibilitará promover convênios com instituições de ensino e pesquisa com os municípios abraçados”, ressaltou.
A posse ocorreu na Câmara de Vereadores de Barras
A ALVAL possui 45 anos de fundação e reúne 40 municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Longá. Entre os integrantes estão importantes agentes sociais, como professores, prefeitos, vereadores e secretários de estado, o que confere à Academia o título de segunda maior do Piauí, sendo menor apenas que a Academia Piauiense de Letras (APL). Com a iniciativa, o novo presidente entende que a Administração Superior da UFPI mantém o propósito de estabelecer laços com setores da sociedade piauiense para o desenvolvimento do estado.
A solenidade contou com a participação da Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), Lívia Nery; do Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Costa; do Secretário Estadual de Saneamento e Vice-Presidente da APL, Magno Pires; do Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra; da Presidente da Câmara de Vereadores de Barras, Jovelina Furtado e do Vereador Cláudio César.