Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI entrega Medalha do Mérito em Saúde do CCS à pesquisadora da Fiocruz, Tânia Celeste

Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 08h41

23062023 DSC 0351

Entrega da Medalha ao Mérito

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoveu na sexta-feira (23/6) a entrega da Medalha do Mérito em Saúde do Centro de Ciências da Saúde (CCS) à pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tânia Celeste Matos Nunes. A homenagem ocorreu como forma de celebrar os 40 anos da 1ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública, a docente foi uma das coordenadoras do processo de descentralização do curso de formação de profissionais em saúde pública. Na ocasião, a solenidade foi conduzida pelo Reitor Gildásio Guedes; o Vice-Reitor, Viriato Campelo; e da proponente da homenagem, Profa. Zulmira Monte.

23062023 DSC 0306

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes evidenciou o contentamento da Instituição em conceder a homenagem para a pesquisadora de importante renome para a área da saúde. “A homenagem que acontece, por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), demonstra que devemos valorizar pesquisadores que atuam na construção de conhecimento e formação de profissionais de excelência”, enfatizou.

23062023 DSC 0403

Vice-reitor Viriato Campelo

Em seu pronunciamento, o Vice-Reitor, Viriato Campelo, falou como ex-aluno da 1ª turma do Curso de Especialização em Saúde Pública. “Esse primeiro curso ocorreu de uma parceria entre UFPI, SESAPI e Fiocruz e os seus resultados tiveram consequências positivas que se sentem até os dias de hoje. O corpo docente estava bastante preparado. Não só a Universidade ganhou, mas a sociedade também”, afirmou.

23062023 DSC 0283

Professor Tânia Celeste

A homenageada, Profa. Tânia Celeste, demonstrou imensa alegria pelo reconhecimento e dedicou o recebimento da medalha para sua família, por todo apoio prestado ao seu sucesso acadêmico.

23062023 DSC 0355

Professora Zulmira Monte

A proponente, Prof. Zulmira Monte, trouxe em seu discurso, um embasamento histórico e deu ênfase aos números de alunos formados no 1º Curso de Especialização em Saúde Pública.

23062023 DSC 0394

Professor Arquimedes Cardoso

Por fim, o Prof. Arquimedes Cardoso, diretor do CCS, ressaltou que a área de saúde piauiense possui grandes profissionais formados graças aos cursos ofertados pela UFPI, como também da importante parceria com a Fiocruz na realização da mencionada especialização.

23062023 DSC 0494 copy copy copy

Além da homenageada, também estiveram presentes alguns alunos egressos: Prof. Astrogecílio Nogueira Cavalcante, Prof. Celso Pires Ferreira, Enfa. Conceição de maria Rodrigues dos Santos, Profa. Joana Zélia Arcoverde de Castro, Profa. Marideia Neves da Costa, Prof. Viriato Campelo e Profa. Zulmira Lúcia Oliveira Monte. Na ocasião, também foram homenageados os Professores Antônio José Medeiros, João Batista Mendes Teles e Raimundo José Cunha Araújo, e as Servidoras Técnica-Administrativas Maria Luiza Macedo de Albuquerque (Lulu) e Maria de Fátima Davis Costa (Secretárias da 1ª Turma de Especialização em Saúde Pública do Piauí). Estiveram presentes também: Profa. Jacenir Mallet e Profa. Cristina Guilam (Fiocruz - PI), Prof. Lúcia Vilarinho (NESP/CCS/UFPI), Prof. Regilda Moreira Araújo (Pró-Reitora de Pós-Graduação) e Prof. Jesus Dias (diretora da Escola de Saúde Pública do Piauí).

Confira mais fotos:

23062023 DSC 0268