Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro Diálogo e Saberes acontece nos dias 28 e 29 de junho

Encontro Diálogo e Saberes acontece nos dias 28 e 29 de junho

Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 11h20

WhatsApp_Image_2023-06-27_at_11.15.54.jpeg

Uma das palestrantes do evento, a Professora Laura Lomas

Com a temática “Partilhas afropindorâmicas para a justiça racial global, do Piauí às Américas”, o Encontro Diálogo e Saberes acontece, nos dias 28 e 29 de junho, na Universidade Federal do Piauí. O evento tem por objetivo promover um intercâmbio entre representantes indígenas, quilombolas e pesquisadores.

À frente da organização do evento, o professor Gustavo Said explica que esse encontro é uma oportunidade para se refletir, no âmbito da academia, o contexto histórico de injustiças sociais que se originam com o processo de colonização e, infelizmente, ainda estão presentes no cenário brasileiro. “As universidades têm o dever de pensar criticamente essa problemática e contribuir com conhecimento e estratégias que possam mudar esse quadro”, ressalta.

Uma das palestrantes do evento, a professora e pesquisadora de cultura étnica da Universidade Rutgers-EUA, Laura Lomas, essa realidade tem dois marcos originários, sendo um no passado colonial, aparentemente distante, e a outro na história mais recente de resistência à injustiça racial nos Estados Unidos e no Brasil. Segundo Lomas, o objetivo das palestras é mostrar as conexões entre esses períodos históricos e compartilhar estratégias sobre como nomear, expor e reparar a injustiça racial nas respectivas sociedades e, especificamente, dentro das instituições de ensino superior.

“Nosso evento ‘Diálogos de Saberes’ destaca conhecimentos Afropindorâmicos, de raiz africana e indígena. Enfatiza os séculos de colaboração e destreza em criar formas boas de viver, para comunidades indígenas e afrodescendentes. Também vamos falar sobre como a expressão cultural e uma relação respeitosa com as forças da natureza nos ensina um modelo alternativo para enfrentar a injustiça racial persistente e atitudes anti-preto, anti-indigena e anti-pobre em nossas sociedades e nossas universidades. Os quilombos e as comunidades tradicionais do Piauí, em particular, oferecem modelos que nos permitem esperançar, criam esperanças para nos afastarmos de séculos de dominação branca, para a convivência e o respeito mútuo”, explicou Laura.

Na noite desta quarta-feira (28), a abertura acontece na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI) e na quinta-feira (29), as palestras serão no auditório Salomé Cabral (CCE). O evento conta com o apoio do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), da Universidade Estadual de Nova Jersey, ADUFPI e Instituto Esperança Garcia.

A comissão organizadora é formada por Laura Anne Lomas, da Universidade Rutgers-EUA; Carmen Lúcia Silva Lima, Mairton Celestino da Silva e Núbia da Silva Batista Brandão, da ADUFPI; Andreia Marreiro Barbosa, do Instituto Esperança Garcia; Adauto Neto Fonseca Duque, da UESPI e Lucas Matheus Evangelista Santos, do Centro de Defesa Ferreira de Sousa. Os interessados podem se inscrever e acompanhar o cronograma pelo link: https://dialogosdesaberes.ceadufpi.com/.

Saiba mais sobre a palestrante Laura Lomas

Laura Lomas, professora (Ph.D. Columbia 2001), leciona estudos comparativos americanos, literatura e cultura latina, literatura étnica e imigrante dos Estados Unidos e das Américas, literatura feminina, estudos do século XIX e estudos feministas e descoloniais no Departamento de Inglês e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Americanos da Rutgers University, Newark.