UFPI sedia evento sobre juventude (IX JUBRA) nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro

WhatsApp_Image_2023-06-21_at_14.55.51.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sedia, pela primeira vez, nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, o IX Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira (JUBRA). Com o tema “Juventudes e Outros Modos de Viver: rebeldias, resistências e autonomias”, o evento, de nível nacional, objetiva promover um espaço de debates e intercâmbios entre pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e interessados em temáticas relacionadas às juventudes brasileiras. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas aqui.

Durante os três dias, o evento contará com uma intensa programação, que inclui mesas-redondas, debates, apresentações de atividades científicas e culturais, grupos de trabalho e conferências. Se integrará, também, à planificação do simpósio, a eleição do mandato da Diretoria da Rede Nacional de Pesquisadores interessados na temática, a Rede Jubra, para o biênio 2024-2026.

Na UFPI, participam das comissões docentes dos programas de Pós-Graduação em Educação; Sociologia; Política Pública e Ciência Política, além dos núcleos de pesquisas, como NUPEC; NEPEGECI; OBJUVE; ENGENDRE; NEGIF. 

Acerca da importância do evento à universidade, a Profa. Lila Luz, uma das coordenadoras do simpósio, reforça que o principal objetivo do evento é aproximar os alunos às pautas sociais. “Quando levamos a proposta da realização do evento para a Administração Superior, a resposta foi instantânea. É a primeira vez que o congresso vem ao Piauí e acreditamos que ele chega no melhor momento, quando necessitamos concentrar o máximo de atenção à nossa juventude. Por meio de discussões e tudo que o evento oferece, queremos mostrar que a universidade é um lugar livre e aberto a todos, onde as emoções e sentimentos dos jovens são colocados em discussão’’, explicou.

A edição deste ano marca a retomada do evento após o período pandêmico. Além da UFPI, compõem também a Comissão Organizadora docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Instituto Federal do Piauí (IFPI); Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

JUBRA

O evento científico, de caráter itinerante, por meio da integração entre pesquisadores, professores -brasileiros e estrangeiros- profissionais, estudantes, jovens, gestores públicos e agentes comunitários, objetiva potencializar discussões, intercâmbios e uma rede de cooperação entre pesquisadoras em torno da temática da juventude a partir de diferentes disciplinas e campos do saber.

A partir disso, busca-se produzir, a curto, médio e longo prazos, impactos sobre a própria produção do conhecimento, bem como às ações públicas e da sociedade civil no sentido da garantia dos direitos dos adolescentes e jovens do nosso país.

Para obter mais informações referentes ao evento, acesse o site.