Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI aprova novos Doutorados em Saúde da Família, Odontologia e abre o PPG em Ciências Fisiológicas

Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 08h45

portico wide copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy copy

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abre seleção para quatro Programas de Pós-Graduação, neste ano, nas áreas de Saúde da Família, Ciências Fisiológicas e Odontologia. Vale mencionar a aprovação e seleção das primeiras turmas do Doutorado em Odontologia, Saúde da Família e o novo Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas. A seleção e o início do doutorado e mestrado em Saúde da Família devem acontecer ainda em 2023. Já os doutorados em Odontologia e Ciências Fisiológicas estão previstos para ter processo de seleção em 2023 com início em 2024.

A primeira turma de Doutorado em Saúde da Família vem depois de três turmas do mestrado profissional, e contará com dez vagas. O doutorado profissional em Saúde da Família é o primeiro doutorado profissional na área de saúde coletiva que acontece em rede no Brasil. O programa acontece em onze instituições do nordeste brasileiro, e tem como objetivo a qualificação dos profissionais da estratégia de saúde da família. A pós-graduação visa o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com a comunidade.

O Doutorado em Odontologia será o primeiro na área no estado do Piauí, ele foi aprovado após o PPG conquistar nota 4 na última avaliação quadrienal, 2017-2020, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A incorporação do Doutorado será um importante passo para a UFPI e principalmente para o estado e região nordeste, servindo de elemento de análise e melhoria das condições de saúde da população, em nível local e regional, por meio da formação de profissionais qualificados para tal, atuando no ensino, pesquisa e extensão.

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas tem parceria com a Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e funcionará em dois níveis, mestrado e doutorado acadêmicos, destinando-se à formação de docentes e pesquisadores na área de Ciências Fisiológicas. O Programa possui as linhas de pesquisa em Fisiologia do Exercício Físico; Fisiologia do Sistema Cardiovascular e Controle do Metabolismo Energético e Ingestão Alimentar.

aafb09f3-f12a-4c42-ae6c-3b676b9f2bef.JPGPró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Regilda Moreira-Araújo

A Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG) da UFPI, Regilda Moreira-Araújo destacou a importância desses novos Programas de Pós-Graduação para a formação de profissionais. “Temos uma alta demanda de profissionais que querem se qualificar nessas áreas, principalmente na Odontologia que não tem nenhum doutorado no estado do Piauí. A abertura desses programas vai beneficiar uma melhor formação desses profissionais”, disse.

422f88b2-6bd7-4d22-8a56-c9f1c9ebb993.jpgCorpo docente do PGO e Pró-reitora de pos graduação

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Marcoeli Moura, afirma que a proposta de um programa de doutorado em Odontologia surgiu em razão de um corpo docente com produção consolidada e reconhecida. “Contamos com a necessidade de oferecer a comunidade, principalmente aos mestres do Piauí e regiões circunvizinhas ao nosso estado, uma oportunidade de continuar sua qualificação profissional”, afirmou.

0c87ace7-2728-4791-96d6-1261f37c30ee.jpgCoordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF, Fernando Guedes

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da RENASF, Fernando Guedes, destacou que o objetivo do programa é fortalecer o processo de trabalho desses profissionais na Estratégia Saúde da Família. “Além disso, esse curso visa fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade - a qual consideramos o caminho para superar os desafios da prática profissional em saúde coletiva e da formação desses profissionais para o SUS. Nosso objetivo também é fomentar a produção técnica e tecnológica nesse campo”, disse.

3788e4a0-6551-43ee-a8e0-b44e0bfcfc2b.jpgCoordenador do curso de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológica, Acácio Salvador

O Coordenador do curso de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológica, Acácio Salvador, ressaltou que as instituições Nucleadoras disponibilizam infraestrutura acadêmica e administrativa para que as atividades do Programa sejam desenvolvidas para propiciar conhecimentos dos fenômenos fisiológicos preparando os estudantes para o desempenho de atividades de pesquisa e de docência superior na área. “Temos como objetivo incentivar a pesquisa, a produção científica e a inovação na área de Ciências Fisiológicas. Ampliando o número de Mestres e Doutores com qualificação moderna, diferenciada e de excelência na área, com capacidade de competir nos melhores centros nacionais e internacionais”, finalizou.

O edital de seleção do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológica está disponível, acesse aqui.

Em breve, serão divulgados os processos seletivos para o Doutorado em Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família.