Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recepciona alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Química
Início do conteúdo da página

Reitor da UFPI recepciona alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Química

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu nesta segunda-feira (10), no Salão Nobre da Reitoria, 18 estudantes do ensino médio selecionados para o Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química, que será ministrado no período de 10 a 21 de março, nas dependências da universidade por professores da UFPI, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento dos estudantes em quatro áreas da Química: Orgânica, Analítica, Inorgânica e Físico-Química.

No encontro, estiveram presentes também o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Hélder Nunes Cunha; a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado e os docentes do Curso.

Reitor da UFPI, José Arimatéia; Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação da UFPI, Prof. Dr. Hélder Nunes Cunha; a Superintendente de Comunicação da UFPI, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Dourado e estudantes de química

É a quinta vez que o Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química é realizado na UFPI. Para estarem entre os 18 classificados, os estudantes participaram de seletivas estaduais que, neste ano, tiveram mais de 21 mil inscritos, entre alunos da rede pública e particular de ensino. Entre os selecionados estão 7 cearenses, 5 paulistas, 3 pernambucanos e 3 piauienses. Além de preparar os estudantes para a Olimpíada Ibero-Americana e para a Olimpíada Internacional de Química (esta última a ser realizada em Hanói, no Vietnã), o curso visa também incentivar o aprofundamento dos alunos na Química e despertar novos profissionais para a área.

Para o professor do Departamento de Química da UFPI,  Prof. Dr. José Milton Matos, ofertar conhecimento aos alunos é um ganho para todos, inclusive para a UFPI. "A universidade ganha muito ao poder ensinar esses alunos, e isso é a parte mais prazerosa para o professor. Além disso, o curso e as olimpíadas despertarão nos alunos o interesse pela disciplina, para que eles queiram a Química como profissão", pontuou o professor.

Apresentação da equipe de professores aos alunos

Entre os alunos selecionados está a cearense Letícia, que cursa o 3° ano do ensino médio. A estudante afirmou que o incentivo dado pela UFPI será um divisor de águas na sua vida e proporcionará mais conhecimento à sua formação. "Pra mim é muito gratificante ter sido selecionada pelo curso, pois eu estudei muito para conseguir estar aqui e isso só aumentará o meu afeto e o meu amor pela Química", disse Letícia.

Equipe de professores do Curso de Aperfeiçoamento de Excelência em Química

O Reitor saudou os estudantes, distribuiu o brasão da UFPI aos alunos e reafirmou o compromisso da universidade com o ensino e o desenvolvimento da Química. "A UFPI sempre teve uma participação muito importante nas Olimpíadas. Até 2012, as provas da olimpíada eram elaboradas e corrigidas na Universidade e é sempre um prazer para a Instituição receber o grupo de estudantes de Química. Até pelo meu envolvimento com a área, afinal sou professor de Química", finalizou o Reitor reiterando que em 2015 a UFPI sediará a Olimpíada Ibero-americana de Química.

Fim do conteúdo da página