Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Oficina de Criação Artística promove o II Encontro OCA com destaque para evento OcaTranslúcida

Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 11h36

6b89b64a-99c3-44c0-b754-c30f6fa43cd5.jpg

No dia 28 de junho, o projeto de extensão Oficina de Criação Artística, OCA, irá promover o II Encontro OCA, no qual terá como destaque o evento OcaTranslúcida. Com uma programação rica e repleta de palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e vídeo/performance, o encontro será aberto ao público e acontecerá no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí (CCE-UFPI), a partir das 08h. É necessário realizar inscrição para o acesso presencial ao auditório e recebimento dos links para acesso online.

Com foco em proporcionar aos alunos do curso de Música da UFPI um espaço para a disseminação de conhecimento artístico, estímulo de pesquisas e ampliar a criatividade dos discentes, o projeto dispõe dos recursos de palestras, mentorias e cursos para possibilitar a ampliação do conhecimento sobre arte. Iniciado em outubro de 2018, o Projeto de Extensão OCA é conduzido pelas professoras Bruna Vieira e Deborah Oliveira.

No mês do orgulho LGBTQIA+, o evento OcaTranslúcida será o destaque do II Encontro OCA. Com a finalidade de esclarecer a comunidade acadêmica sobre os temas em torno da Transexualidade e Travestilidade, o OcaTranslúcida promoverá maior integração e respeito aos diferentes gêneros, para que o combate ao preconceito contra pessoas trans e travestis seja disseminado dentro e fora da Universidade. Na ocasião, temas como “Letramento e Nuances LGBTQIAP+”, “TRANSEXUALIDADES e TRAVESTILIDADES: IDENTIDADES e ARTES”, “Dificuldades de Acesso, Permanência e Exclusão Subjetiva de Transexuais na Universidade” serão debatidos por meio de professores convidados de diversas instituições do Piauí e Brasil.

Para a coordenadora do evento, professora Deborah Oliveira, o OcaTranslúcida ressalta o valor e a riqueza das diferenças, além de reforçar a relevância do conhecimento no combate ao medo e ao preconceito. “Nós, seres humanos, temos semelhanças e diferenças. A enorme paleta das diferenças tem ficado cada vez mais evidente no que diz respeito a gênero e sexualidade. Infelizmente, por questões culturais, algumas pessoas tendem a rejeitar, ou até mesmo temer, o que é diferente, ao invés de acolher, apoiar e reconhecer a si mesma como também portadora de diferenças. A diferença tem a sua importância e é fundamental para o avanço de uma sociedade livre”, afirmou a docente.

De acordo com a Associação de Travestis e Transsexuais (ANTRA), em 2022, cerca de 131 pessoas foram vítimas fatais da violência, sendo as principais vítimas mulheres trans e travestis com idades que variam de 15 a 40 anos.

INSCRIÇÕES PARA O EVENTO

Para se inscrever basta seguir os passos abaixo:

Enviar um Email para:

Assunto: OCA Translúcida

Informações: Nome Completo, CPF e Telefone.

Para mais informações acesse a programação do evento.