Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Obra do artista Arnaldo Albuquerque é tema de evento na UFPI

Obra do artista Arnaldo Albuquerque é tema de evento na UFPI

Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 11h16

arnaldo capa

Arnaldo Albuquerque, artista gráfico piauiense.

Ocorre nesta quinta-feira (15), uma homenagem ao artista gráfico piauiense Arnaldo Albuquerque, no “I Colóquio História, Cultura e Subjetividade”. O evento será realizado no cine teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Espaço Rosa dos Ventos, às 15h.

Arnaldo Albuquerque foi um quadrinista, cartunista, fotógrafo, pintor e cineasta do Piauí que se evidenciou por seus trabalhos pioneiros como, por exemplo, ter sido o autor do primeiro quadrinho do estado, Humor Sangrento (1977).

O evento é uma realização do Grupo de Trabalho História, Cultura e Subjetividade, grupo certificado pela UFPI e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP-CNPq) e homenageará o artista multimídia Arnaldo Albuquerque, que além de artista gráfico foi cineasta e quadrinista. O grupo é liderado pelos professores Edwar Castelo Branco e Fábio Leonardo. Na organização do evento, além destes estão também os estudantes João Vitor e Paulo Neto, ambos do curso de História.

A conferência de abertura do evento estará a cargo de Cineas Santos, o editor que, ainda nos anos 1970, percebendo na obra de Albuquerque uma grande potência inventiva, editou a revista em quadrinhos “Humor Sangrento”, a qual já se tornou um clássico do gênero e tem pretextando alguns trabalhos acadêmicos. “Arnaldo Albuquerque: un enfant terrible na chapada” é o título da palestra, na qual Cineas Santos fará um depoimento sobre sua convivência com Arnaldo Albuquerque e sobre a potência criativa de sua obra.

O sobrinho e curador do “Acervo Arnaldo Albuquerque”, Bruno Baker, também dará depoimento sobre a dispersa obra do tio e apresentará vários curtas-metragens realizados pelo artista, a exemplo de “Vã-pirações”, “Um mergulho” e “Carcará, pega mata e come”.

Albuquerque é membro do chamado “Espectro Torquato Neto”, grupo de realizadores teresinenses que, com ou sem a presença de Torquato Neto, entre as décadas de 1970 e 1980, fizeram um número significativo de filmes experimentais, entre os quais se destacam, além dos filmes já citados, “Davi Vai Guiar” e “O Terror da Vermelha”.

O evento é gratuito e as inscrições, com vistas à certificação de 04 horas, podem ser feitas, enquanto restarem vagas, através do perfil @gthcsubjetividade no Instagram ou presencialmente, com os organizadores, no PET-História, no CCHL/UFPI.