Acolhida aos alunos do IFPI Campus Angical-PI
No dia 6 de junho, o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Piauí (PPGFARM/UFPI) recebeu 28 alunos do 2º módulo do curso Técnico em Alimentos Integrado ao Médio do Instituto Federal do Piauí Campus Angical-PI para uma visita técnica. O momento aconteceu por meio de projeto executado pela docente do IFPI, Alessandra Braga Ribeiro, que ministra a disciplina de “Gestão da Iniciação Científica e Inovação”. Na ocasião, os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer de perto a dinâmica dos Laboratórios e observarem alguns procedimentos experimentais que são executados no desenvolvimento dos projetos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.
Coordenadora do PPGFARM conversa com alunos IFPI Campus Angical-PI
A Coordenadora do PPG em Farmacologia, Aldeídia Oliveira, destacou o comprometimento dos discentes (doutorado, mestrado e iniciação científica), que se envolveram, planejaram e executaram todas as atividades do dia, em concordância com os docentes responsáveis por cada laboratório. “Estas ações fazem parte do planejamento estratégico de inserção social do PPGFarm, e estamos aproximando a academia da população com a missão de despertar nos jovens o desejo em continuar a sua formação acadêmica”, afirmou.
A Professora do IFPI, Alessandra Braga Ribeiro, explicou sobre a decisão de levar seus estudantes para a visita técnica na UFPI. “Ministro a disciplina ‘Gestão da Iniciação Científica e Inovação’ no IFPI Campus Angical e tive a ideia de proporcionar uma experiência diferente aos alunos do ensino médio: conhecer os experimentos em andamento e linhas de pesquisas do Núcleo de Pesquisas em Plantas Medicinais (NPPM) e do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPI. Acredito que essa parceria entre o IFPI e UFPI oportunizou aos alunos conhecerem a importância da ciência e a diversidade de pesquisas experimentais na área de farmacologia. Agradeço pela disponibilidade, acolhimento e profissionalismo de todos os envolvidos, em especial à Profa. Aldeídia Pereira Oliveira, que planejou este encontro com muito carinho”, enfatizou.
De acordo com a estudante do IFPI, Ketelly Barros Santiago, “Foi uma experiência incrível, todos nos receberam e nos trataram muito bem e foram muito educados. Os laboratórios são encantadores, muito organizados e todas as explicações muito esclarecedoras. Foi uma experiência muito boa, esclareceram muitas dúvidas minhas e eu consegui aprender várias coisas novas”, disse.
Na ocasião, houve ampla colaboração do Laboratório Antileishmania (LAA) que é coordenado pelo Prof. Fernando Aécio Amorim de Carvalho, e o mesmo relatou “Para nós foi gratificante saber que nosso trabalho despertou curiosidades e interesses. Entendemos que estas ocasiões são importantes para formação desses alunos e uma oportunidade para saberem que o aprendizado é um processo continuado e que a geração de conhecimentos é imprescindível para o nosso desenvolvimento. Esperamos que iniciativas dessa natureza sejam reproduzidas e que esse despertar seja mais um estímulo para que o entusiasmo não lhes falte e assim possam expandir seus horizontes”, afirmou. Durante a visita ao LAA, a egressa Rita Carvalho fez as honras e expôs todo conhecimento aos alunos sobre plantas e substâncias com atividade sobre a leishmaniose.
Homenagem e despedida dos alunos
Na visão da Profa. Rosimeire Ferreira, docente permanente do PPGFarm “devemos fazer sempre atividades desta natureza e assim, expandir e romper os muros da UFPI, nos fazer conhecidos pela população e desta forma, despertar principalmente nos jovens estudantes o interesse pela Pós-graduação”, finalizou.
Confira mais fotos: