Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do Curso de Arqueologia da UFPI participa de cerimônia de repatriação de fóssil em Brasília

Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2023, 09h04

WhatsApp_Image_2023-06-12_at_19.18.41.jpeg

Na tarde desta segunda-feira (12), o professor do curso de Arqueologia da Universidade Federal do Piauí, Juan Carlos Cisneros, participou da cerimônia de repatriação do fóssil Ubirajara jubatus para o Brasil. A solenidade ocorreu no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília, e contou com a participação da ministra Luciana Santos, autoridades da Alemanha, representantes do governo do Ceará e membros e pesquisadores da Universidade Regional do Cariri.

O fóssil viveu há 110 milhões de anos na região do Geoparque do Araripe, entre os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. Levado para a Alemanha por pesquisadores estrangeiros nos anos 1990, estava no Museu Estadual de História Natural Karlsruhe. No retorno ao Brasil, o fóssil fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que pertence à URCA, na cidade de Santana do Cariri (CE).

WhatsApp_Image_2023-06-12_at_19.18.22.jpeg

Professor Juan Carlos Cisneros, docente do curso de arqueologia, durante a cerimônia

Para o prof. Juan Carlos, esse é um momento muito especial, que representa o esforço de pesquisadores para a repatriação de fósseis contrabandeados do Brasil. “Isso é resultado de muito trabalho, estamos há dois anos e meio na tentativa de repatriação desse fóssil que foi contrabandeado décadas atrás. É a primeira vez que recebemos um fóssil repatriado, proveniente da Alemanha, nossos estudos apontam que esse é o país que tem o maior número de fósseis levados ilegalmente do Brasil. Alguns desses fósseis podem ter saído do Piauí, como são materiais contrabandeados ainda não temos certeza, mas existe essa possibilidade”, explica o professor, ele acredita que esse é o primeiro de muitos fósseis que serão repatriados.

O docente da UFPI foi um dos pesquisadores que liderou um movimento de protesto no meio acadêmico e nas redes sociais, que buscava a devolução do fóssil. O professor pontua que apesar da existência de inúmeros exemplares brasileiros na Alemanha, a expectativa maior é em torno dos fósseis com maior importância científica para o país.

WhatsApp_Image_2023-06-12_at_19.18.42.jpeg

Ministra Luciana Santos

Em seu discurso, a ministra Luciana Santos ressaltou a importância da repatriação para as pesquisas de paleontólogos brasileiros. "Estamos diante de um momento histórico, temos muito a comemorar. Por meio dessa repatriação ampliamos nossa cooperação científica e tecnológica. Esse fóssil é um material preciso para a ciência e representa patrimônio natural histórico do Brasil", destacou a ministra, que espera que outros países que detém fósseis brasileiros possam seguir o exemplo da Alemanha.

Ubirajara jubatus viveu há 110 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, no Ceará. Retirado do Brasil, de forma irregular, foi levado para a Alemanha nos anos 1990, com a justificativa de que seria usado na produção de um artigo científico. De acordo com o estudo, havia permissão para essa retirada do fóssil, contudo investigações apontaram versões diferentes sobre esse processo de transferência, que geraram dúvidas sobre a legalidade dessa retirada. A partir daí os pesquisadores brasileiros passaram a lutar pelo retorno do fóssil ao país. O fóssil retornou ao Brasil e deve ser incorporado ao acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri.