Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

UFPI participa do III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 19h51

chapada_do_araripe.png

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, marca presença no III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

O Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, representou a Instituição no III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, ocorrido em Nova Olinda (CE) entre os dias 8 e 10 de junho. O evento reuniu representantes dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, além de representantes das cidades que compõem a Chapada do Araripe, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de pesquisadores de Portugal, todos interessados na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.

chapada_do_araripe_2.png

Professores da UFPI, Conceição Lage e Wellington Lage

Na oportunidade, foram realizadas vivências em educação patrimonial para crianças e jovens, apresentações artístico-culturais e mesas de debate. Uma das palestras foi apresentada pelos professores da UFPI Conceição Lage e Wellington Lage, com a temática das primeiras ocupações humanas na Serra da da Capivara. O Piauí contou ainda com representantes dos municípios de Jaicós, Picos, Simões e Cajueiro da Praia.

chapada_do_araripe_3.png

O Congresso culminou com a assinatura de um documento que será enviado para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o qual reúne compromissos e projetos para superar a pobreza e a miséria, através da educação, da cultura e da identidade cultural. Para o Vice-Reitor, a iniciativa marca  deliberações significativas para um outro Brasil. “Chamamos de renascimento do Brasil. A UFPI se sente honrada em marcar presença mais uma vez em um evento que participa efetivamente de projetos de interesse nacional”, destacou.