UFPI participa do III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

chapada_do_araripe.png

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, marca presença no III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade

O Vice-Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Viriato Campelo, representou a Instituição no III Congresso Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, ocorrido em Nova Olinda (CE) entre os dias 8 e 10 de junho. O evento reuniu representantes dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, além de representantes das cidades que compõem a Chapada do Araripe, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de pesquisadores de Portugal, todos interessados na preservação do Patrimônio Histórico e Cultural. 

chapada_do_araripe_2.png

Professores da UFPI, Conceição Lage e Wellington Lage

Na oportunidade, foram realizadas vivências em educação patrimonial para crianças e jovens, apresentações artístico-culturais e mesas de debate. Uma das palestras foi apresentada pelos professores da UFPI Conceição Lage e Wellington Lage, com a temática das primeiras ocupações humanas na Serra da da Capivara. O Piauí contou ainda com representantes dos municípios de Jaicós, Picos, Simões e Cajueiro da Praia.

chapada_do_araripe_3.png

O Congresso culminou com a assinatura de um documento que será enviado para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o qual reúne compromissos e projetos para superar a pobreza e a miséria, através da educação, da cultura e da identidade cultural. Para o Vice-Reitor, a iniciativa marca  deliberações significativas para um outro Brasil. “Chamamos de renascimento do Brasil. A UFPI se sente honrada em marcar presença mais uma vez em um evento que participa efetivamente de projetos de interesse nacional”, destacou.