Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Programação especial marca recepção aos novos residentes do HU-UFPI

Programação especial marca recepção aos novos residentes do HU-UFPI

Na manhã desta quinta-feira (6), a administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a superintendência do Hospital Universitário recepcionaram os residentes do HU-UFPI, profissionais das áreas de Medicina, Odontologia, Nutrição, Farmácia e Enfermagem. A solenidade marca o início das atividades de Residência Médica, Multiprofissional e em Buco-Maxilo-Facial no hospital. A programação especial de recepção estende-se até esta sexta-feira (7) e foi elaborada para apresentar e explicar a função diferenciada do HU, que é o ensino, assistência, pesquisa e extensão.

Estiveram presentes na solenidade o Superintendente do HU, José Miguel Parente; a Vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira; a Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Regina Ferraz, e a Coordenadora do Curso de Residência Médica, Marta Rosal.

"O ambiente que esses residentes vão encontrar é propício para a realização de atividades de ensino, pesquisa, extensão, e, principalmente a prestação de serviço. Com o funcionamento do HU como hospital-escola, a Universidade reafirma seu compromisso de não só formar, mas de qualificar recursos humanos", declarou a Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira.

Pronunciamento da Vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira

Em sua fala, o superintendente do HU, Prof. Dr. José Miguel Parente, lembrou do início dos cursos de residência da UFPI e destacou a função do HU como hospital-escola. "O dia de hoje tornou-se um marco pelo grande contingente de residentes. Todos que passaram pela residência da UFPI estão atuando com destaque no mercado de trabalho e/ou na área acadêmica", disse José Miguel Parente.

Vice-reitora da UFPI, Nadir Nogueira e o Superintendente do HU, José Miguel Parente

A coordenadora do Curso de Residência Médica, Prof. Dr.ª Marta Rosal, explicou que alguns cursos de residência ainda são realizados em parceria com outros hospitais, que funcionam como campo de prática, como Hospital Areolino de Abreu, Hospital Lucídio Portela, Hospital Natan Portela e a Maternidade Dona Evangelina Rosa. A coordenadora ainda analisou a principal função do HU, "que tem como foco os pacientes, a tecnologia e as equipes de profissionais experientes e qualificadas", disse.

Coordenadora do Curso de Residência Médica, Prof. Dr.ª Marta Rosal

A diretora do CCS, Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, acredita que tanto a entrada como a saída nos programas de residência são dois momentos importante. "A entrada, quando os profissionais serão qualificados para o mercado de trabalho, e a saída, quando o Estado recebe profissionais mais capacitados para atuar na área de saúde", afirmou.

Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Regina Ferraz

Hospital Universitário

Inaugurado em 09 de novembro de 2012, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí é uma unidade de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços de saúde à comunidade. O HU propõe-se a ser um centro de referência na assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde, desenvolvendo um trabalho de excelência na realização de procedimentos de média e alta complexidade.

Além disso, visa conjugar atividades de ensino, pesquisa e extensão, para os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Fisioterapia e outras áreas afins valorizando, assim, os princípios de humanização com racionalização de recursos e otimização de resultados.

O hospital atende pacientes encaminhados por meio da central de marcação do SUS do município de Teresina-PI.